segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Queques de Chocolate Com Recheio de Brigadeiro

Para festejar o aniversário do J. sendo o chocolate o seu ingrediente de eleição, lembrei-me de fazer bolinhos em vez de um bolo.

Já tinha experimentado uma receita de queques de chocolate rápida e boa e voltei a repeti-la. Esta é indicada especialmente para quem não pode comer ovos, pois o ovo é substituído pelo vinagre. Aqui não temos intolerâncias, mas sempre que podemos reduzir ou substituir ingredientes, faço por equilibrar os pratos da balança e saem destas receitas cá por casa. Hoje foi esta a escolhida!

Daquelas receitas que vale a pena ter registada no caderno de receitas, daquelas que podem ser repetidas vezes sem conta, quer para festas, quer para um simples lanche. São tão simples que até as crianças os podem fazer, claro com com a supervisão um adulto. Não precisa de balança, nem batedeira, basta uma chávena de chá ou chávenas medidoras, uma taça e uma colher de pau ou vara de arames. O métodos de misturar todos os secos e depois juntar os líquidos e envolver, sem bater muito para que não fiquem densos.

Levar ao forno e degustar. Gosto de fazer e congelar, assim tenho sempre disponível em doses individuais para quando nos dias frios apetece um bolinho ao lanche acompanhado com uma chávena de chá a fumegar.

No fundo é o que se quer, algo simples, mas que se possa dar um toque especial, e o resultado foram  uns queques fofos, saborosos e que para dar um ar festivo podemos sempre engalaná-los com uma cobertura de chocolate e decorar a gosto.

Estes tiveram direito a farpela de festa, mas simples ficam igualmente deliciosos. Fica a receita para experimentarem, não se irão arrepender. Não há motivo para não festejar mais um brinde à vida!



Ingredientes:
(12 queques)

2 cháv de farinha
1 e 1/4 de cháv de açúcar amarelo
1/2 cháv de cacau magro em pó
1. c. chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 cháv + 1/2 de água quente
1/2 cháv. de óleo de girassol
2 c. sopa de vinagre

cobertura:
1 lata de leite condensado
50g de chocolate negro 85%
1 c. sopa de manteiga

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 200ºC. 

2. Forrar um tabuleiro para queques com forminhas de papel ou untar com manteiga e polvilhar com farinha.

3.Preparar a mistura dos secos ( numa taça deitar o açúcar, a farinha, o cacau, o fermento e a pitada de sal).

4. Numa tigela deitar a água quente, o óleo e o vinagre.

5. Fazer um buraco na mistura de secos e deitar a mistura líquida, envolvendo nos secos com a vara de arames, de dentro para fora até envolver a farinha toda e obter um preparado homogéneo. Ter cuidado para não bater para ficarem densos.

6. Deitar nas forminhas e levar ao forno cerca de 20 minutos, fazer o teste do palito.

7. Ao retirar do forno deixar arrefecer numa grade para bolos. Entretanto, preparar o recheio de brigadeiro.

8. Levar o chocolate a derreter com a manteiga, em banho-maria. Assim que tiver derretido, tirar do lume e juntar o leite condensado, mexendo sempre.

9. Rechear os queques: Com um cortador próprio retirar o centro do queque (tipo como descaroçar uma maçã), rechear com a ajuda de uma colher de chá com o creme de chocolate e voltar a colocar o bolo que se cortou como se fosse uma tampa. Repetir para todos os queques.

10. Cobrir o queque com o creme de chocolate e brigadeiro. Decorar a gosto. ( Como o J. não gosta de amêndoas fiz uns decorados com côco ralado)

Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Uau, que queques gulosos!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Olá Mary,
    Obrigada pela tua vista e pelos comentários.
    Romã:*

    ResponderEliminar