segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Empadão de Bacalhau e Espinafres com Puré de Grão

A combinação grão e bacalhau é um clássico, e quando o podemos servir de outra forma?

Aumentar o consumo de leguminosas pode passar por consumi-las em puré. Foi o mote dado para variar  e servir o empadão de bacalhau com espinafres, que habitualmente faço com puré de batata ou batata-doce. 

Inspirei-me numa receita que vi na TeleCulinária de Novembro, e dei o meu toque pessoal, ou seja, temperei o puré com cominhos e noz-moscada, especiarias que combinam bem com leguminosas e cujo resultado final não me desiludiu. 

A vantagem de gostar de culinária é esta de nos inspirarmos com o que vemos e darmos sempre o nosso toque pessoal.  E vocês onde procuram inspiração? Espero que hoje eu vos tenha inspirado para a próxima vez que servirem grão com bacalhau, possam surpreender os vossos comensais.

Boa semana!





Ingredientes:
400g de bacalhau desfiado e demolhado
500g de grão-de-bico cozido
100g de espinafres
2 cebolas médias
5 dentes de alho
50 ml de vinho branco
Azeite q.b.
1 folha de louro
Sal, pimenta preta, noz-moscada e cominhos q.b.
Broa ralada  para polvilhar ( usei a crosta de broa, alho e coentros)


Preparação:
1. Descascar e picar uma cebola e dois dentes de alho. Refogue-os num tacho com azeite até alourarem
Juntar o grão-de-bico cozido e deixar saltear. Cobrir com água e deixar cozinhar durante 20 minutos. Após esse tempo, retirar do lume, triturar até obter um puré. Retificar o sal e temperar com noz-moscada ralada e cominhos em pó a gosto.

2. Numa frigideira com azeite e a folha de louro, saltear a outra cebola e os restantes dentes de alho, igualmente picados, até amolecerem. Regar com um pouco de vinho branco e deixe ferver ligeiramente. Acrescentar o bacalhau desfiado e deixar cozinhar durante 15 minutos. Juntar os espinafres e deixar cozinhar mais uns minutos até amolecerem.

3. Deitar o preparado de bacalhau e espinafres num recipiente de ir ao forno. Cobrir com o puré de grão auxiliando-se de um saco de pasteleiro, se não tiver, espalhar simplesmente o puré, sendo que visualmente fica mais bonito.

4. Polvilhar o topo com a broa ralada, sendo que eu tenho sempre broa ralada com coentros congelados pronto a usar: https://obagoderoma.blogspot.com/2021/10/dicas-sugestoes-broa-ralada-com-alho-e.html

5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até alourar.

6. Servir com uma salada a gosto


Bom Apetite!

Fonte: Receita adaptada da TeleCulinária nº 1995 - Novembro 2021

1 comentário:

  1. Que excelente sugestão!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar