quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Lasanha de Bacalhau e Abóbora Hokkaido

 


Abrimos as portas esta semana ao reino da abóbora. Começamos com bolinhos e agora passamos aos prato principal em que a "casámos" com o rei bacalhau. Uma combinação vencedora, que recomendo.

Estamos em Novembro, o frio chegou de rompante e à mesa começam a chegar pratos quentes e reconfortantes, como os pratos de forno. 

Para celebrar a abóbora num prato de forno e tendo migas de bacalhau já demolhadas prontas a usar lembrei-me de os juntar numa deliciosa lasanha. É este o meu fascínio pela cozinha, criar com o que tenho em mãos. Claro, que não é só criar, há que saber o básico para que corra minimamente bem, aliando sempre os temperos dados com o coração. Cozinhar requer amor e cada vez mais acredito que o que é feito com amor sai sempre bem. Foi o caso desta lasanha, feita ao sabor do que tinha em casa. Juntar ingredientes, uma pitada de paciência e amor e o resultado foi divinal. Experimentem, vão adorar este duo abóbora e bacalhau e replicar das mais variadas formas. Eu já estou a imaginar umas quantas receitas que podem surgir deste casamento perfeito. Se gostaram da ideia repliquem e criem a vossa receita, o que conta é fazermos a nossa comida com prazer para comer bem e saudável. Concordam?


Ingredientes:
(Rende 4 a 6 doses)

400g de migas de bacalhau (demolhadas)
1 alho francês
200g de abóbora hokkaido 
1 folha de louro
2 c. sopa azeite
sal, pimenta preta ou 5 bagas, noz-moscada q.b.
1 c.sopa de vinho branco (opcional)
caldo de cozer o bacalhau q.b.
1 embalagem de folhas de lasanha frescas
Molho Béchamel (fiz na Bimby) 

Molho Béchamel ( pode fazer no tacho, a receita está aqui: https://obagoderoma.blogspot.com/2014/03/be-ba-na-cozinha-molho-bechamel.html ) eu fiz na Bimby, desta forma:
700ml de leite
35g de manteiga
35g de farinha
sal, pimenta e noz-moscada
No copo deitei o leite, a farinha, a manteiga e os temperos. Marquei 7 minutos/ 90ºC/Vel.4

Preparação:
( pré-aquecer o forno a 200ºC e colocar na bancada as folhas de lasanha e o recipiente onde esta irá a Lasanha ao Forno)

1. Cozer as migas de bacalhau previamente demolhadas com água, até levantar fervura, cerca de uns minutos o suficiente para não ficar muito cozido. Escoar para arrefecer de forma que se possam desfiar e reservar o caldo.

2. Levar ao lume uma frigideira Wok com azeite, a folha de louro e o alho francês cortado em rodelas finas. Assim que tiver amolecido juntar a abóbora cortada em cubos. De seguida o bacalhau desfiado e os bimi (ver aqui o que são BIMI: https://obagoderoma.blogspot.com/2016/03/conhecer-melhor-bimi-ou-mini-brocolos.html, cortados, os troncos em rodelas e o floretes também cortados quase desfeitos. Deixar cozinhar todos os ingredientes, mexendo para que se envolvam. Temperar a gosto. Deitar um pouco de vinho branco ( é opcional, mas eu gosto de deitar quando faço recheios com peixe ou bacalhau e deixar evaporar  o álcool. Como vai secando, regar com o caldo de cozer o bacalhau até que a abóbora esteja no ponto, nem crua, nem cozida demais. Isto demora uns 5 minutos.

3. Enquanto, os legumes cozinham com o bacalhau, preparar o Béchamel na Bimby. ( Pode sempre fazer no tacho, como expliquei acima no link que indiquei, ou recorrer a uma embalagem de compra ( convém ter cerca de 700 ml ou até um litro de molho, menos que isso não).

4. Recheio e molho prontos, vamos montar a lasanha: Colocar no fundo um fio de azeite, um terço do recheio, molho béchamel e cobrir com as folhas de lasanha. Repetir as camadas (normalmente faço 3 camadas), terminando sempre com o molho béchamel no topo. Levar ao forno a cozer cerca de 40 a 45  minutos. Se o forno for forte, tapar com folha de alumínio para não queimar. Ao fim de 30 minutos, destapar e deixar gratinar. 

5. Servir a gosto. Eu gosto de acompanhar com uma salada verde.


Bom Apetite!

Nota: Se gostaram da receita, experimentaram e correu bem ou não, escrevam aqui vosso feedback nos comentários. Recebo muitos comentários em mensagens privadas, mas AQUI é o sítio o onde devem ser publicados, pois o trabalho é feito com carinho e sem compensação monetária, logo a melhor compensação além das visualizações é o feedback dado por quem me lê, replica as receitas e se correm bem, excelente; se não correm digam na mesma para que vos ajudar, pois tudo o que partilho é como fiz e resultou bem. Muito obrigada :)

1 comentário:

  1. Já comia um pratinho desses!
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar