quarta-feira, 10 de novembro de 2021

"Dicas & Sugestões" - Castanhas Assadas no Forno

Novembro traz frio e um fruto tão típico de Outono, a castanha e eu não lhes resisto!

Quem não adora o cheirinho bom das castanhas a assar na rua? Eu adoro e não resisto a comprar, embora o mítico papel de jornal que as embrulhava deu lugar a um pacotinho de papel, que digamos em boa verdade não é a mesma coisa. Enfim, são os sinais dos tempos e há que os aceitar como temos. 

Em casa, não há assador a carvão, mas há o forno. Não são iguais às da rua, é certo, mas são castanhas assadas e são igualmente irresistíveis.

Como creio que a maioria sabe assar castanhas no forno, não é o meu intuito hoje ensinar  a fazê-lo, todavia há dicas que nem todos sabemos e quando as aprendo e resultam, gosto de as partilhar.

Para assar as castanhas basta dar um golpe (fundamental para não rebentarem), polvilhar com sal e levar ao forno quente o tempo suficiente para assarem. O que não sabia e fiquei a saber é que se demolharmos as castanhas previamente em água a ferver antes de as levarmos ao forno, ficam ainda melhores e descascam-se com maior facilidade, saindo a pele que muitas vezes teima em sair.

Um truque simples, mas que faz alguma diferença. Nada como experimentarem, como eu também experimentei. De facto, resulta, logo aqui partilho para quem ainda não souber, ou se sabe, relembrar, pois é uma dica amplamente divulgada pelas redes sociais e julgo também pela net. Há quem as escalde apenas 2 minutos. Nada como experimentar as duas dicas e ver qual resulta melhor. Uma certeza tenho, resulta mesmo!

O S. Martinho está a chegar e no dia 11, a castanha não pode faltar com a bela da água pé. Aproveitem e ponham em prática esta dica, vão ver que irão adotá-la para sempre!

" No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho". 



Ingredientes:
Castanhas 
Sal grosso

Dica:
Golpear as castanhas na parte mais larga.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Demolhá-las 30 minutos em água a ferver. (Eu recorro à cafeteira elétrica, assim que ferve verto no recipiente com as castanhas). Pode também, levar um tacho com água e assim que ferver apagar o lume e deitar as castanhas previamente golpeadas. No fundo este processo servirá para que a pele descole facilmente da castanha. 

Depois de escorridas levar ao forno, temperadas com sal, cerca de 30 a 45 minutos a 200ºC. O tempo varia sempre de forno para forno, o meu é gás e não tem ventilação demoraram 45 minutos a ficarem no ponto certo. Não ficam iguais às da rua, mas são muito saborosas. Haja castanhas quentes e boas!

Mais receitas de castanhas aqui no blogue:

https://obagoderoma.blogspot.com/2013/11/castanhas-cozidas-aromatizadas-com-erva.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2010/10/castanhas-assadas-no-micro-ondas.html



Bom S. Martinho!

2 comentários:

  1. Hoje também trago uma sugestão de castanhas assadas mas no micro-ondas :)
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Mary.
    Também costumo fazer no micro-ondas, ficam óptimas.
    Beijinhos
    Romã:*

    ResponderEliminar