sexta-feira, 26 de novembro de 2021

"Apenas 30 Minutos" - Gratinado de Macarrão com Bolonhesa

Ao fim-de-semana costumo fazer o planeamento das refeições, alinhavando algumas preparações. Uma delas é fazer molho bolonhesa. Rende bastante e costumo congelar metade e outra metade guardo no frigorifico para uma refeição a meio da semana, porque é um preparado que cozinhado aguenta bem 3 a 4 dias.

Ter estas pré-preparações é meio caminho andado para despachar muito rapidamente o almoço ou jantar, sem grande trabalho durante a semana. Foi assim que surgiu este gratinado.

Em três passos está feito. Cozer a massa, misturar o preparado da carne à bolonhesa, envolver bem e cobrir com bastante queijo para gratinar. Levar ao forno. Enquanto está no forno prepara-se uma salada, põe-se a mesa e ainda dá para usar esse tempo para despachar algumas tarefas que tenham que ser feitas.

Fazer as chamadas Meal Preap, ou pré-preparações são um excelente aliado para gerir as refeições perdendo pouco tempo na cozinha durante a semana, bem como, um aliado na gestão do orçamento mensal. Ao planear refeições consigo gerir melhor as compras, focada no que há a comprar mais facilmente se resiste às compras por impulso. 

Com o fim-de-semana à porta vamos lá começar a organizar a próxima semana e se não há ideias, façam uma generosa dose de bolonhesa. Uma parte pode ser congelada e outra guardada no frigorífico para utilizar numa receita durante a semana, e quem sabe experimentar esta sugestão. Bom apetite!



Ingredientes:

Bolonhesa: 
(Rende 4 doses)
500g de carne picada
1 cebola 
2 dentes de alho
1 cenoura
1 lata de tomate pelado aos pedaços ( ou 4 a 5 tomates frescos maduros)
100ml vinho branco
1 folha de louro
sal, pimenta, noz-moscada, Ervas de Provence


Num tacho largo, deitar um fio de azeite e selar a carne picada. Retirar e reservar.
No mesmo tacho deitar mais um fio de azeite, a cebola, os alhos, a cenoura e a folha de louro, por ordem, não tudo ao mesmo tempo. Quando a cebola estiver translúcida adicionar o tomate picado
Na lata vazia deitar o vinho branco para aproveitar a polpa que resta e verter no tacho. Juntar a carne picada.
Temperar com sal, pimenta preta, noz-moscada, as Ervas de Provence. Cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando, até apurar. Se começar a engrossar ir juntando água e deixar apurar até obter a consistência desejada.




Para o gratinado:
Usar 1/2 do preparado de Bolonhesa. A outra metade pode-se congelar para outra refeição futura.
250g de massa macarrão, cotovelos, fusilli ( este tipo é o que uso nestes pratos de forno)
100g de queijo para gratinar (uso emmental ralado)

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
2. Cozer a massa conforme as indicações da embalagem.
3. Assim que cozida escorrer e verter num recipiente de forno.
4. Alisar e deitar colheres da bolonhesa por cima. Envolver na massa.
5. Cobrir com bastante queijo para gratinar.
6. Levar ao forno a gratinar cerca de 20 minutos, o tempo suficiente de aquecer a carne com a massa e do queijo derreter e obter um delicioso prato gratinado.
7. Acompanhar com salada verde.


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário