quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Batido de Beterraba, Laranja e Chia



O aumento de consumo de vegetais e fruta é essencial para a manutenção de uma vida equilibrada e saudável, tendo o cuidado de os variar e incluir na minha alimentação diária.
Uma das formas que habitualmente os consumo é em batidos, ao pequeno-almoço, sinto-me saciada logo pela manhã, pois tenho a combinação de vitaminas, sais minerais e energia que preciso para começar o dia.
A combinação é simples: bebida vegetal, 150g de fruta, legume, sementes ( ir variando é o segredo), nas proporções recomendadas, é certo. Fácil e, se são dos que não conseguem comer de manhã, com este batido ficam bem nutridos com toda a certeza.
No caso a beterraba rica em ferro junto com a vitamina C da laranja, é a combinação certa para que o ferro seja absorvido. Pois, a vitamina C é fundamental para ajudar a absorver o ferro. No caso de bebermos este batido e se quisermos que este seja benéfico, ter em atenção que a ingestão de bebidas como café e chá devem ser ingeridas após 30 minutos, para que não anulem os efeitos da absorção do ferro.
Para mim, a alimentação além de ser um prazer é o meu melhor remédio. Portanto, se o consumo de  legumes e frutas é problemático porque torcem o nariz, encontrem novas formas de os introduzir na alimentação e, acreditem que em batidos, com as combinações certas encontrarão uma boa alternativa.
Vale a pena pensar nisto: A saúde começa pela boca, à mesa, com o que servimos ao nosso corpo! 

Ingredientes:
(1 pessoa)

180 ml de bebida vegetal ( eu uso  a de amêndoa)
1 laranja
1/4 de beterraba crua ou cozida
1/2 abacate
1 c. sopa de sementes de chia
água q.b para diluir

Triturar tudo num bom processador, de forma a que as sementes de chia sejam processadas.
Na Bimby, pulso uns segundos no Turbo e depois processo 1 minuto/ Vel.10
Rende 500 ml.

Estes batidos são excelentes para quando precisamos reduzir a quantidade de hidratos de carbono. Saciam, tem os nutrientes que preciso e reduzo o consumo de pão ao pequeno-almoço. No Verão sabem sempre bem, embora no Inverno também faça, mas com menos frequência, aí as papas de aveia são soberanas, quentinhas como pede o frio.
Por isso, aproveito sempre a variada e excelente fruta da época para os meus batidos. Desta vez foi, beterraba para aproveitar a  que cozi para o Bolo de Chocolate e que tinha sobrado.
As combinações podem ser variadas, haja criatividade e vontade.

Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar