segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Bolo de Chocolate com Cobertura de Leite Condensado Cozido e Chocolate

Há dois tipos de bolos que mais receitas experimento e faço: os de maçã e de os chocolate. Este bolo é daqueles que escolho quando quero um bolo especial, para um momento de festa, ou celebração. Muito fácil e simples. Para a massa base basta juntar todos os ingredientes e bater até obter um preparado homogéneo. Quanto à cobertura e recheio, uma combinação de leite condensado com chocolate negro,  que torna este bolo  luxurioso e altamente pecaminoso. Simples, fácil e altamente delicioso, principalmente para todos os que não dispensam uma boa fatia de bolo de chocolate.


Ingredientes:
(Forma com aro amovível - 20cm de diâmetro)
3 ovos
100g de manteiga
150g de açúcar amarelo
175g de farinha
1 c. sopa de fermento em pó
50g de cacau em pó
6 c. sopa de água a ferver
1 pitada de sal
Cobertura e recheio:
1/2 lata de leite condensado cozido
100g de chocolate negro (acima de 70%), ou chocolate para culinária
100 ml de leite

Preparação:

  • Pré-aquecer o forno a 160ºC (aprendi que os bolos de chocolate ficam melhores quando cozidos abaixo dos 180ºC).
  • Untar e polvilhar uma forma redonda com aro amovível (diâmetro 20cm), forrar o fundo com papel vegetal.
  • Numa taça começar por fazer uma pasta de cacau, juntado ao cacau em pó as 6 colheres de sopa de água. Mexer bem até obter uma pasta homogénea.
  • Adicionar na mesma taça onde está a pasta de cacau, a manteiga à temperatura ambiente, os ovos inteiros, o açúcar e a farinha com o fermento. Bater até obter uma massa homogénea, não precisa de ficar muito batido, apenas até todos os ingredientes estarem ligados.
  • Deitar na forma e levar ao forno, pré-aquecido a 160ºC, cerca de 30 minutos. Fazer o teste do palito e quando este sair com algumas migalhas agarradas, retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha. 

Entretanto, preparar a cobertura e recheio.

Levar ao lume uma caçarola com 3 c. sopa de água, colocar uma taça por cima para derreter o chocolate em banho-maria. 

Em banho-maria, levar a derreter o chocolate, o leite condensado e o leite, quando o chocolate estiver derretido, mexer energicamente até dissolver em o leite condensado cozido. Uso uma vara de arames.

Em alternativa, bater o leite condensado cozido até ficar um creme, juntar o chocolate derretido e o leite e envolver tudo. Depois rechear o bolo e cobrir com este creme.

Cortar ao bolo ao meio, colocar o creme no centro e espalhar até aos bordos do bolo. Colocar a nova camada por cima e cobrir.

Decorar a gosto. As amêndoas laminadas e ligeiramente tostadas na frigideira dão um toque final.

Este bolo é o tamanho ideal para 4 a 6 pessoas, assim não há desculpa de não fazer um bolinho, quando a ocasião especial assim pede.

Nota: Este bolo fica melhor no dia seguinte e quantos mais dias passam, melhor fica.



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário