quarta-feira, 8 de setembro de 2021

"Dicas & Sugestões" - Mistura Caseira para Lavar Frutas e Vegetais

A certeza que comemos fruta e vegetais sem pesticidas é apenas quando sabemos a sua origem e mesmo assim as certezas são duvidosas, a não ser que sejamos nós a produzir e a colher tais alimentos.

Como a maior parte das frutas e vegetais que compro não são biológicos, encontrei uma forma de os consumir com mais segurança, preparando uma mistura caseira, com vinagre e sal grosso.

Com a pandemia, este processo que já fazia, tornou-se ainda mais relevante e, sempre que vou às compras semanalmente, sei que assim que chego a casa, a tarefa é encher a cuba de água, com 2 colheres de sopa de vinagre e 2 colheres de chá sal grosso e dar "banho" às laranjas, limões, abacate, bananas, tomate, curgete, pepino, maçãs. Depois ficam a "banhos" nesta mistura cerca de 20 minutos e de seguida, passo por água, seco com um pano e assim em segurança se acomodam na fruteira e no cesto dos legumes.

Fico mais tranquila e segura, que estão limpos dos resíduos que possam trazer. 

Faço com todos as frutas e legumes com casca. No caso dos vegetais de folha verde, tenho o cuidado de os lavar à parte, também com umas gotas de vinagre, secar com centrifugadora própria para saladas, para escorrer a água. Por fim ainda secam num pano, para ficarem com menos humidade possível e são acondicionados de forma a estarem prontos a servir. Como é para consumo durante a semana mantêm-se sempre frescos sem perder as qualidades.  

Costumam ter este tipo de cuidados? Se sim, e se têm outras sugestões, partilhem comigo na caixa dos comentários, pois estamos sempre a aprender.


Mistura caseira para lavar frutas e vegetais:

Ingredientes:
2 colheres de chá sal grosso
2 colheres de sopa de vinagre

Preparação:
Colocar de molho na cuba do lava-loiça cerca de 20 minutos. Depois lavar, secar e acondicionar.



Boa Semana!

2 comentários:

  1. Olá Cristina!
    Que criatividade! Nunca me lembraria de ter este procedimento!
    Beijinhos
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina,
    Aprendi a fazer com quem sabe e sinto que devo partilhar estes conhecimentos úteis.
    Ainda bem que gostou. São hábitos que adquiri e que pelo menos sinto-me mais tranquila quando consumo frutas com casca, porque assim conseguimos diminuir a contaminação dos resíduos que possam ter :)
    Grata pelo comentário e ainda bem que foi útil. Missão cumprida.
    Beijinhos
    Romã:*

    ResponderEliminar