segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

"A Cozinha dos Amigos" - Folhado de Alheira


Ao longo da vida estamos sempre a aprender. E, como gosto de aprender continuo a frequentar as formações online ministradas pela Chef Manuela. Além de sessões de aprendizagem sobre técnicas de cozinha, são também excelentes sessões de partilha, pois somos um grupo muito participativo em partilha de ideias, sugestões e receitas. Na última sessão a Olga partilhou a sua receita de folhado de alheira, que me inspirou de imediato a replicar e a dedicá-la, na minha rubrica dedicada à "Cozinha dos Amigos".

De fácil execução, eis uma saborosa entrada, servida quente, ou até como prato principal acompanhada de uma boa salada verde ou gelos salteados. Ideias para variar? Fica aqui uma boa sugestão.

Obrigada Olga, gostei muito!


Ingredientes:
1 placa retangular de massa folhada
2 alheiras de caça
300g de bacon
1 cebola grande
salsa picada (uma quantidade bem generosa, mais ou menos 1/2 ramo)
sal e pimenta preta q.b
1 fio de azeite q.b
1 ovo.

Preparação:

1. Começar por preparar todos os ingredientes: Picar a cebola em cubos pequenos, cortar o bacon e cubos, tirar a pele às alheiras e picar a salsa. Reservar.

2. Numa frigideira larga, colocar um fio de azeite e refogar bem a cebola, até ficar translúcida.

3. Juntar o bacon e envolver no refogado da cebola.

4. Entretanto, adicionar ao refogado as alheiras, às quais foi previamente retirada a pele.

5. Misturar bem ao lume para envolver todos os ingredientes e temperar com sal e pimenta, tendo o cuidado de retificar primeiro, pois pode não precisar de sal dado o sal do bacon e do enchido. Por fim juntar a salsa picada e envolver. Retirar do lume e deixar arrefecer antes de montar o folhado.

6. Estender a massa folhada e nela colocar o preparado arrefecido. Dobrar em forma de envelope ou embrulho e pincelar com um ovo batido ou gema, ou gema diluída num pouco de leite.

7. Levar a forno bem quente, a 200ºC para cozer a massa folhada, o tempo necessário para a massa folhar. ( Mais ou menos 30 a 40 minutos).

8. Serve como prato principal, ou entrada. Acompanha bem com uma salada verde. 


Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Uau é tão bom!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar