sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Escondidinho de Bacalhau com Alho Francês e Cenoura

É sexta-feira. Para hoje estava previsto bacalhau, mas ainda não tinha ideia do que fazer deixando a criatividade à solta de acordo com o que tinha no frigorífico  para consumir antes de novas compras.

No frigorifico tinha alho francês e cenouras, no cesto algumas batatas... Ora bem, o que poderá sair? Podia ser um Gomes de Sá, mas já não tinha ovos. Idealizei então um bacalhau que levasse puré de batata,  simples, o mais saudável possível, sem muita gordura. Podia ter levado maionese, ou um molho béchamel,para ficar mais delicioso, mas o bacalhau de hoje tinha que ser assim, simples!

Confesso que a pandemia melhorou muito a minha organização e, consequentemente melhor gestão doméstica. As idas ao supermercado resumem-se a uma só vez na semana, evitando assim gastos desnecessários e desperdício alimentar. Por muito que não queira, se for ao supermercado há sempre alguma coisa que está em promoção e acaba por vir comigo. Acabamos por gastar mais do que o previsto, algo que não me agrada e evito a todo o custo.

Assim termina mais uma semana e, hoje estou muito feliz, consegui ter o frigorifico quase vazio, estando pronto a receber as compra da semana. Rentabilidade:1; Desperdício:O. São estes pequenos passos que vão fazendo a diferença e quando menos esperamos, estes hábitos já se enraizaram de tal forma que viraram rotina. Vale cada vez mais pena, perder tempo a planear a ementa da semana. Não precisa de ser ao detalhe, mas ter uma ideia geral do que fazer é meio caminho andado para evitar gastos desnecessários e desperdício. Se nunca pensaram neste tipo de organização, há sempre uma primeira vez para tudo. Agarrar numa folha de papel e delinear o que fazer em cada dia da semana, assim gere-se muito melhor quais os alimentos a comprar. Dar sempre espaço ao imprevisto e ao que há disponível, bem como alguma promoção que valha a pena, no supermercado ou mercado. O que conta mesmo é pensar mais a sério e quem sabe se nunca pensaram neste tema, o possam colocar em prática esta semana. O sábado é um bom dia para começar. Bom fim-de-semana!

Ingredientes:
( Para 4 pessoas)

Base:
400g de migas de bacalhau demolhadas ( ou congeladas)
2 a 3 talos alho francês ( parte branca) conforme o tamanho. Se forem pequenos recomendo 3.
3 cenouras 
2 c. sopa de azeite
sal, pimenta preta ou 5 Bagas
 
Para o puré de batata:
8 batatas médias
180ml de leite 
2 c. sopa de azeite
noz-moscada, sal, pimenta preta 
crosta de broa com coentros para polvilhar

Preparado base de bacalhau, alho francês e cenoura


Preparação:
1. Começar por cozer as batatas cortadas em cubos, num tacho com água. Assim que cozidas. Reservar.
2. Dar uma fervura às migas demolhadas
3. Cortar o alho francês às rodelas bem finas e deitar num tacho com azeite a saltear. Assim que estejam amolecidos juntar as migas de bacalhau e a cenoura ralada. Se for secando, deitar água da cozedura do bacalhau. Deixar uns minutos mexendo sempre. Ir regando com agua do bacalhau se achar necessário, pois, o preparado deve dicar húmido e não seco.
Temperar com pimenta preta ou 5 bagas. Verificar o sal, pois como o bacalhau já é salgado pode não precisar. Reservar
4. Preparar o puré: Num tacho deitar o leite e o azeite e levar ao lume a aquecer. Assim que começar a ferver, apagar o lume e juntar a batata reduzida a puré ( uso um utensílio próprio para esmagar, ou usar o passe-vite). Mexer bem e validar a consistência, se for necessário juntar mais leite, acrescenta-se até obter a consistência desejada.
5. Num recipiente de ir ao forno, colocar na base o preparado do bacalhau e cobrir com o puré de batata. Espalhar e com um garfo. Polvilhar com a crosta de broa com coentros.
6. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC até ficar bem douradinho.
7. Acompanhar com uma salada verde ou de tomate.




 Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário