sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Cozinha Internacional - Minchi


Quando faço Minchi é sempre para aproveitar sobras de carne assada, mas hoje fiz como manda a receita original, com carne picada crua.
Para quem desconhece, o Minchi é um prato da culinária típica de Macau, muito apreciado, sendo considerado um dos mais comuns da gastronomia macaense.
Consiste na mistura de carne picada temperada com molho de soja, batata frita aos cubos e ovo estrelado. Não é de estranhar que seja dos mais comuns, pois noto aqui umas semelhanças ao nosso bitoque. Quem nunca na dúvida, quando vai a um restaurante e chega a hora de escolher, depois de tanto olhar para a ementa, acaba por optar pelo típico bitoque. Quantas vezes me aconteceu...
Pois bem, se querem variar a ementa e se tem como comensais as crianças, tenho a certeza que irão adorar, eu não sou criança e gosto muito. Além de simples, é muito fácil e rápido.
Ah e tal tem batata frita... e depois? Desde que não seja habitual, porque não comer de vez em quando?  Portanto, nada como equilibrar este tipo de refeições e não esquecer a dose de uma  boa sopa de legumes como entrada. Assim, equilibramos o estrago das batatas fritas (nem sempre, nem nunca), mas há dias e dias e quando os dias pedem refeições rápidas e sem muito esforço, este prato é aquele que agrada a todos.
Quem não gosta de batata frita com carne e ovo estrelado, que levante o dedo. 
Eu, gosto! Mais, confesso que que para mim este tipo de refeições está na minha lista das comidas que confortam. E, porque há sempre aqueles dias que pedem, e hoje foi um deles, havendo equilíbrio, porque não experimentar.
Bom fim-de-semana!



Ingredientes:
500g de carne de vaca picada (mas pode usar mistura ou a carne que desejar)
100 ml de azeite 
1 cebola grande
4 c. sopa de molho de soja
1 c. chá de açafrão das índias
batatas
óleo para fritar
sal q.b
ovo por pessoa a acompanhar (opcional)

Preparação:
1. Temperar a carne picada com o molho de soja e reservar.
2. Num tacho leve ao lume o azeite com a cebola picada. Quando a cebola começar a ficar translúcida deitar o açafrão e mexer.
3. Juntar a carne picada e mexer até ficar solta. Retificar o tempero, pois tendo molho de soja dispensa o sal, mas o molho de soja por si só pode não ser suficiente.
4. Retirar do lume e reservar.
5. Entretanto, preparar as batatas. Cortar as batatas em cubos pequenos e levar a fritar. Escorrer bem e misturar bem no preparado da carne. Deixar aquecer mais um pouco e servir com um ovo estrelado, embora seja opcional, eu prefiro, porque no fundo é apenas carne picada com batata frita.




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário