segunda-feira, 31 de maio de 2021

"Sem Ovos" - Bolo de Toranja com Sementes de Papoila


Depois do Workshop com a Gabriela vim com o "bichinho" para adaptar um bolo, que tinha feito na passada semana, o Bolo de Toranja com Sementes de Papoila, a uma versão vegan (ou seja, só tem ingredientes de origem vegetal, ou para simplificar, fazer o mesmo  bolo sem ovos)

O efeito dos ovos nos bolos é para lhes dar consistência, ou melhor, para ligar todos os ingredientes de forma a não ficar denso. Neste caso, do bolo de toranja com sementes de papoila, bastou juntar a linhaça moída e as três colheres de sopa de sementes para esse efeito, bem como fermento junto com bicarbonato, que entrando este em contacto com o vinagre de sidra, gera uma acção química, a de formar dióxido de carbono, que não é mais que gerar bolhinhas, dando assim volume e leveza ao bolo.

É certo que fica diferente, não é igual nem poderá ser ao que fiz anteriormente com ovos, além de que este bolo também levou mistura de farinha normal com uma parte integral que o tornou logo mais escuro e com sabor diferente.  

Resultou assim num bolo mais saudável nutricionalmente,  e se pudermos variar quando a gula pede, porque não? 

Uma certeza temos, a nossa saúde agradece.

Forma preparada, Ingredientes secos todos envolvidos e a toranja para sumo e raspa.

Ingredientes:

1 cháv. de Farinha de trigo T55 bem ( 150g)
1/2 cháv de Farinha de trigo integral (75g)
1 cháv de açúcar amarelo (150g)
1 c. sopa de linhaça moída
3 c. sopa de sementes de papoila
2 c.chá de fermento em pó
1 c. café de Bicarbonato de sódio
1 cháv. de bebida vegetal
1/2 cháv de óleo de girassol
1 c. sopa de vinagre de sidra ou sumo de limão
Raspa e sumo de uma toranja (o sumo foi a medida de 1 cháv.)

Nota: A linhaça e as sementes de papoila dão a consistência ao bolo, substituindo assim o papel dos ovos no bolo. Para ajudar que o bolo fique mais leve, usa-se o bicarbonato de sódio ao qual juntamos a colher de sopa de vinagre, que dado a sua ação química, cria bolhinhas, ajudando a que o bolo fique mais fofo.

Preparação:

(Sempre que se faz um bolo, há duas coisa importantes a fazer logo de início: Pré-aquecer o forno e preparar a forma).

1. Pré-aquecer o forno a 180ºC

2. Untar a forma redonda de buraco com manteiga vegetal e polvilhar com farinha. Reservar.

3. Numa taça larga, preparar a mistura seca. Deitar o açúcar, a linhaça moída, as sementes de papoila, as farinhas, o bicarbonato de sódio e o fermento. Reservar.

4. Num jarro  medidor, preparar a mistura líquida. Deitar a bebida vegetal, o óleo, o vinagre e o sumo da toranja.

5. Verter o preparado líquido e as raspas da toranja na taça com a mistura seca. Deitar o líquido ao meio das farinhas e com a vara de arames ir mexendo de dentro para fora, até envolver todo o preparado seco, mexer bem sem bater. Quando obter um preparado homogéneo verter na forma e levar ao forno, previamente aquecido a 180ºC, cerca de 30 a 40 minutos. Atenção que convém fazer o teste do palito após os  30 minutos, e ir vigiando. O meu forno demora sempre mais, e demorou 40 minutos.

Não precisa batedeira. Basta envolver o líquido nos secos com uma vara de arames.

Nota: A quantidade da farinha integral deve ser em menor proporção do que a farinha normal, pois como é mais pesada pode influenciar o resultado final, tornando o bolo denso. Pode-se substituir por farinha de espelta normal e integral nas mesmas proporções indicadas na receita.

Deixar arrefecer antes de desenformar.

Esta receita resultou da adaptação do bolo anteriormente feito com ovos, ao qual quis fazer a minha versão vegan, após o workshop com a Gabriela Oliveira. Segui as suas indicações e resultou na perfeição. Para quem duvida que os bolos sem ovos não são bons, experimentem este e verão.


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário