sexta-feira, 21 de maio de 2021

Bolo de Toranja com Sementes de Papoila

Mais umas toranjas oferecidas que recebi com muito agrado. Nem sabem quão grata fico quando se lembram de mim e me trazem destes presentes bons de comer, daqueles que me dão logo ideias para os aproveitar, como o caso deste bolo de toranja com sementes de papoila, bem aromático e saboroso.

Finalmente é sexta-feira e nada melhor do que um miminho doce para o fim-de-semana. Hoje foi a vez de um bolinho cítrico, pintalgado, daqueles bem caseiro, fofo e aromático, que tanto vai bem com um chá, como com um café. 

Ora bem, fazer um bolo não tem nada que saber quando se domina a técnica base; e este foi criado com base nos bolos simples de citrinos. Não precisa de batedeira, nem de claras em castelo; basta bater os ovos inteiros com o açúcar, juntar a gordura e o sumo da toranja com a raspa e por fim envolver a farinha e o fermento. 

Como adoro sementes de papoila, resolvi usá-las para lhe dar um toque extra na apresentação final, acrescentando assim três colheres de sopa das minúsculas sementes dando-lhe um ar pintalgado, bem como uma textura interessante. Por curiosidade, incluir sementes de papoila na alimentação diária traz benefícios para a saúde cardiovascular, para o sistema imunitário, fortalecimento dos ossos e para o sistema nervoso, dada as suas propriedades nutricionalmente interessantes, como conter elevadas doses de ácidos gordos (ômega 3 e ômega 6), fibras, vitaminas do complexo B, A, E e C,  e minerais tais como cálcio, magnésio, manganês, zinco, cobre, potássio e fósforo. 

Depois desta simples dica sobre fazer um bolo e sobre os benefícios das sementes de papoila, arriscam a criar um bolo como o que eu criei? 

Se não arriscarem, sigam esta receita e acredito que não se vão arrepender. E, caso não tenham toranja, usem um citrino à escolha, com ou sem sementes de papoila, mas façam, pois não há nada como um bolo caseiro feito por nós para nos alegrar o dia.

Bom fim-de-semana! 


Ingredientes:
120g de açúcar amarelo
4 ovos
100 ml de óleo de girassol
2 c. sopa de leite ( uso sempre sem lactose)
1 toranja (sumo e raspa) = 160ml 
250g de farinha com fermento ( uso sempre a Branca de Neve)
1 c. chá de fermento em pó (uso sempre Fermento Royal)
1 pitada de sal
2 c. sopa de sementes de papoila
Manteiga e farinha para polvilhar a forma.

Utensílio: Inox, vara de arames e forma média de buraco


Preparação:

Não usei batedeira. Apenas uma vara de arames.

1. Pesar a farinha e peneirar junto com o fermento. Reservar.

2. Pré-aquecer o forno. Untar e polvilhar a forma. Reservar.

3. Numa taça larga deitar o açúcar, os ovos, a pitada de sal e bater com uma vara de arames, até obter um preparado homogéneo. Juntar o óleo, o leite, o sumo e a raspa da toranja. Voltar a bater com a vara de arames.

4. Adicionar a farinha e o fermento e envolver bem até obter uma massa homogénea. Deitar as sementes de papoila e envolver.

5. Verter na forma e levar ao forno a 180ºC. Cerca de 30 a 40 minutos ( Convém sempre fazer o teste do palito para avaliar a cozedura do bolo).



Bom Apetite!


1 comentário:

  1. Que rico bolo!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar