quarta-feira, 19 de maio de 2021

"Vamos aprender a fazer massas base" - Massa Vinhê e uns Peixinhos da Horta e uns Beignets de Maçã



Voltando às massas base, aprendi a fazer a massa vinhê que é utilizada para envolver os alimentos antes de levar a fritar, ou seja, mais vulgarmente conhecida como polme.
Coloquei logo em prática aproveitando para fazer uma refeição com vegetais, que comia em casa da minha mãe. Assim que chegava a Primavera, lá vinha a travessa de legumes variados,  envolvidos numa polme e fritos. Lá comíamos os legumes encapotados, os famosos peixinhos da horta, a beringela, abóbora-menina, curgete, batata cozida que eram servidos com salada também variada. Uma das formas que a minha mãe usava para nos fazer comer legumes, aos quais torcíamos o nariz.
Quando aprendi a massa, recordei-me logo desse prato e claro que fazendo jus a boas memórias, lá o reproduzi dando uma nova roupagem às beringelas, curgete e ao feijão-verde, servido como a minha mãe fazia, num palito a imitar os jaquinzinhso fritos ( carapaus pequeninos que eram fritos espetados num palito), daí serem peixinhos da horta.
Desta vez uma receita de massa versátil que permitiu, no mesmo dia, um prato principal e uma sobremesa. Aproveitando a quantidade generosa de massa vinhê, fiz também (como a Manuela, a nossa formadora, ensinou), os Beignets de Maçã, que não são mais do que rodelas de maçã banhadas na massa e fritas, sendo depois passadas por açúcar e canela. Deliciosas simples ou acompanhadas de uma bola de gelado de baunilha.
Esta massa é suave e muito crocante. Claro que será uma receita para fazer de quando em vez, pois fritos cá por casa são muito raros, no entanto vale sempre a pena guardar a receita para quando for preciso, principalmente quando me der a saudade de um prato da minha infância. E, como nem sempre nem nunca, se um dia quiserem experimentar os peixinhos da horta ou os beignets de maçã, já sabem onde encontrar uma receita infalível!



Ingredientes: 
500g de farinha T55
6 ovos 
300 ml de cerveja
50ml de azeite
sal q.b.

Preparação:
1. Pesar e medir todos os ingredientes
2. Peneirar a farinha.
3. Colocar a farinha em fonte num inox.
4. Bater as gemas, com o azeite, o sal e a cerveja.
5. Abrir um buraco no meio da farinha e verter o preparado líquido.
6. Com a vara de arames mexer bem de dentro para fora até que a farinha fique toda incorporada.
7. Deixar repousar cerca de 30 minutos.
8. Bater as claras em castelo e incorporar as claras na massa.
9. A polme está pronta a utilizar.


Peixinhos da Horta

1. Arranjar 300g feijão verde retirando os fios e cortando em tiras finas. Levar a água a ferver uns 3 minutos para lhe dar uma fervura , retirar e passar por água fria e reservar,

2. Para ser mais fácil manusear e também pelo sentido estético, colocar num palito umas 3 tiras de feijão verde. Repetir o processo até acabar o feijão-verde. Reservar.

3. Cortar em rodelas finas uma beringela, e temperar com sal, permite assim que a beringela largue a água, bem como lhe tira o amargo. Reservar uns 10 minutos. Secar com papel absorvente de forma a tirar toda a humidade.

4. Colocar uma caçarola com óleo a ferver.

5. Passar os legumes na polme e fritar.

6. Escorrer em papel absorvente.

7. Empratar.


Beignets de Maçã

1. Descascar e descaroçar 3 maçãs. Regar com sumo de limão para não oxidarem.

2. Cortar em rodelas grossas (com a espessura de um dedo)

3. Passar as rodelas de maçã na polme e fritar.

4. Escorrer em papel absorvente.

5. Passar por uma mistura de açúcar e canela.

6. Servir a gosto.

( Se fizer esta receita no mesmo dia dos peixinhos da horta, fritar primeiro as maçãs e só depois os legumes)

Bom Apetite!


Fonte: Curso Preparação e confeção de massas base de cozinha - Manuela Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário