segunda-feira, 17 de maio de 2021

"Inspirada por ... Isabel Zibaia Rafael" - Granola de Frigideira



Aprender a fazer, fazendo! 

Esta granola foi o resultado do desafio da Isabel Zibaia Rafael, do Blog Cinco Quartos de Laranja, que todos os domingos faz diretos da sua cozinha. De véspera reuni todos os ingredientes e na manhã de domingo lá estava eu a assistir ao direto e a fazer a minha granola.

Há muito que andava para experimentar, já com uma série de receitas anotadas para testar mas nunca mais fazia. Este fim-de-semana foi o dia sim e, só posso dizer que esta é mais uma experiência bem sucedida. Sabendo a  receita base, haja imaginação para dar azo a múltiplas combinações. Posso garantir que ficou deliciosa e sem dúvida será para repetir. É tão fácil que já não há desculpas para não ter granola em casa.

Se há pessoa inspiradora na cozinha, a Isabel é uma delas, portanto esta receita merece destaque no Bago de Romã, na rubrica recentemente criada dedicada a quem me inspira.

Se gostam de granola, guardem esta receita e experimentem, não tem como sair mal.

Boa semana!


Ingredientes:
200g de flocos de aveia grossos
1 c. sopa de azeite
50g de amêndoas
50 g de nozes pecan (usei nozes)
50g de sementes de girassol
50g de passas de uva
60g  de manteiga
60 g. de açúcar amarelo
2 c. sopa de mel ( usei xarope de ácer)
2 c. sopa de semente de chia ( usei sementes de papoila)
pitada de sal
canela q.b.


Preparação:
1. Cortar os frutos secos grosseiramente. Preparar todos os ingredientes ( Mise en place).
2. Numa frigideira larga (usei uma anti-aderente) deitar o azeite e quando quente juntar os flocos de aveia. Mexer sempre para que não queimem, mais ou menos cerca de 1 minuto. Devem tostar, mas não queimar. Retirar para um tabuleiro e espalhar para arrefecer e reservar.
3. Na mesma frigideira tostar os frutos secos e as sementes de girassol. Começar por deitar primeiro amêndoa, depois as nozes e por fim as sementes de girassol. Repetir o processo de mexer sempre para que não queimem, quando as sementes começarem a crepitar é sinal que está pronto a retirar do lume.. Deitar para um recipiente e reservar.
4. De seguida, usando a mesma frigideira, deitar a manteiga e quando derreter juntar o açúcar amarelo e o mel ou xarope de ácer. Mexer até que o açúcar se dissolva e que forme uma mistura homogénea.
5. Juntar os flocos de aveia ao preparado de açúcar e mexer bem para envolver todos os flocos de aveia. Ir mexendo sempre para que se soltem e não queimem. Deitar uma pitada de sal.
6. Envolver os frutos secos e as sementes entretanto reservados.
7. Juntar as sementes de chia ( eu substitui por sementes de papoila). Envolver, Deitar para um tabuleiro e espalhar bem para arrefecer antes de guardar em recipiente hermeticamente fechado. Polvilhar com canela.
8. Guardar em recipiente hermeticamente fechado


Notas a reter: 

  • Os flocos devem ficar tostados mas há que ter cuidado para não deixar queimar, bom como os frutos secos.
  • As quantidades de manteiga e açúcar e mel são importantes, logo não devem ser alteradas, pois são as quantidades exatas para obter a textura desejada, crocante e dourada.
Apreciação: Crocante, saborosa, aromática e sem dúvida viciante. Recomendo!



Bom Apetite!


Fonte: Isabel Zibaia Rafael - Blog Cinco Quartos de Laranja

1 comentário: