quinta-feira, 25 de março de 2021

11 anos de Bago de Romã

Há um ano que o nosso mundo mudou. 2020 mostrou-nos que basta um pequeno vírus para virar a nossa vida de pernas para o ar. De um dia para o outro a nossa casa passou a ser o nosso refúgio, a nosso abrigo vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. 

Dentro das quatro paredes passámos a ver  nascer do sol e o anoitecer. A casa passou a ser além de residência, escritório, ginásio e espaço para lazer. Para mim a cozinha passou a ser o lugar de eleição, onde mais tenho estado nestes últimos 373 dias; só podia ser a cozinha o lugar que eu mais gosto da casa, porque tem muita luz, onde apanho melhor rede para trabalhar e porque sempre foi e será o meu lugar preferido. O lugar que me dá energia, me alimenta e onde instalei o meu escritório, onde trabalho, onde assisto a formações e webinares, onde tenho reuniões e onde nascem todas as publicações deste Bago de Romã, que graças à pandemia beneficiou com minha maior dedicação, tendo neste dois últimos meses atingido o número maior de publicações e por curiosidade a do 11º aniversário, será a 11ª do mês de Março.

Bago de Romã, o cantinho que desde 2010 é o meu livro de receitas online, o meu espelho do que gosto, do conhecimento que adquiro e partilho. E, como a vida para mim não tem sentido se não for partilhada, é com muito gosto que o faço e continuo a fazer com o único propósito ser feliz todos os dias e, se eu com uma publicação ajudar alguém a fazer algo que nunca fez e ser bem sucedido ou sucedida, acreditem que já atingi o meu objetivo maior:

O Bago de Romã nasceu sem qualquer ambição comercial ou profissional, é estranho não é? Nos dias de hoje em que os blogues servem como veículos para ganhar dinheiro eu continue a ter este trabalho de partilhar por prazer. Sim, é estranho, mas essa pessoa sou eu. Quem aqui chega conta com um blogue simples, genuíno e sem grandes artifícios, porque é tudo feito por mim com poucos recursos, mas acima de tudo com o que mais importa: o coração.

Porquê o Bago de Romã

Porque adoro partilhar, ensinar, adoro ajudar quem não gosta de cozinhar a ganhar o gosto pela culinária, por saber sempre mais, por conhecer novos ingredientes, novas formas de cozinhar, de rentabilizar e de não estragar, principalmente nos dias em que vivemos onde a sustentabilidade está na ordem do dia. 

Porque também estou sempre a aprender, logo partilhar conhecimento é o que me motiva a fazer crescer o Bago de Romã.

E porque hoje é um simples blogue, mas amanhã quem sabe o que poderá ser... seja o que for uma coisa é certa, o Bago de Romã terá sempre uma marca que o carateriza desde o primeiro dia e que quero que sempre tenha: credibilidade.

Resta-me agradecer do fundo do coração todos os que por aqui passam, dos mais antigos aos mais recentes desejando que continuem sempre a gostar de voltar, pois a porta está sempre aberta!

Bem Hajam !

Fotos: Enviadas por uma grande amiga para me relembrar o simbolismo da Romã, que aproveitei para usar neste post que celebra  o 11º aniversário

26 comentários:

  1. Parabéns pelos 11 anos.
    Sem dúvida um Blog onde recorro frequentemente para tirar ideias. :) Já reproduzi várias receitas e saiem sempre ótimas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Márcia, eu é que fico feliz por ver o teu entusiasmo sempre que me envias as fotos com que fazes. Continua :) estás no bom caminho ;)
      Romã :*

      Eliminar
  2. Muitos parabéns. Sem dúvida um blog com dicas muito úteis, práticas e deliciosas para se cozinhar no nosso dia a dia e não só. Desmistificar a cozinha, tornando qualquer um num Chef :D.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Marta, pelo teu feedback.
      Já sabes que aqui encontras sempre boas sugestões ;)
      Romã:*

      Eliminar
  3. Querida Cris, MUITOS Parabens! Como sabes sou tua fã, para mim és uma pessoa muito especial, porque adoras partilhar a tua paixão e o que fazes com tanto amor!...Acredito que é por isso que as tuas receitas saem sempre bem e deliciosas, mesmo quando são feitas por pessoas como eu com pouca aptidão para cozinhar :) Muito Obrigada! Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Lúcia :)
      O que conta é que te "influeuncio" a cozinhar ;), a ter vontade de experimentar e a descobrir que no fundo até tens dom para a culinária ;)
      São os vossos feedbacks que me enchem de alegria e me inspiram para continuar este cantinho.
      O meu objectivo é esse mesmo mostrar que é fácil, que não é nenhum bicho de 7 cabeças e que cozinharmos a nossa comida é o melhor que podemos dar a nós mesmos e aos que amamos.
      Romã:*

      Eliminar
  4. Cris, um grande beijinho de parabéns, venham mais anos recheados de coisas deliciosas para irmos experimentando, obrigada por estes anos e por gostares tanto de partilhar algo que te dá tanto prazer. Beijinhos Margarida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Margarida :)
      Sim, dizes bem ir experimentando, porque tu és uma das felizardas que tem provado as minhas receitas :D
      Agora com o teletrabalho não tens esse privilégio, mas podes sempre meter a mão na massa e fazer as receitas aqui publicadas eheheh. Se tiveres dúvidas estou sempre disponível para as esclarecer ;)
      Volta sempre :)
      Romã :*

      Eliminar
  5. Muitos parabéns Cristina pelos 11 anos de blog, que continues a nos inspirar com as tuas receitas maravilhosas e simples de confecionar. Continua a alimentar este blog com essa tua paixão pela cozinha. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sandra.
      Inspiração e vontade não me faltam, portanto por mim virão muitos mais para festejar :D
      Romã*

      Eliminar
  6. Bravo! Bravo, Cristina! Muitos parabéns! Sempre uma inspiração! Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adelaide,
      muito obrigada pelas tuas visitas e partilhas.
      Espero continuar a ser sempre uma boa inspiração, pois para mim já é uma alegria poder ajudar alguém com algo que partilhe aqui.
      Romã:*

      Eliminar
  7. Parabéns Cristina. Obrigada por partilhares esse teu amor, e seres muitas vezes uma inspiração. Venham muitos mais anos 🙏
    Um grande beijinho 😍😘

    ResponderEliminar
  8. Aqui vai um abração da Bombom para a minha querida Romã. Muitos Parabéns pelos 11 anos do Bago de Romã. Votos de boa Saúde e muito entusiasmo para continuares a brindar-nos com as tuas receitas simples, rápidas e económicas, que é mesmo o que precisamos nos tempos que vão correndo. O Meu Estaminé é irmão quase gémeo do teu Bago de Romã, pois nasceu só 2 meses antes, em Janeiro de 2010. Um grande abraço com muita estima e cuida-te bem. Bombom (Fátima)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Bombom (Fátima),
      Muito obrigada. É verdade cruzamo-nos nesta aldeia virtual pela mesma altura :D
      Votos de longa vida ao "o Meu Estaminé" como desejo ao meu Bago.
      Um grande beijinho
      Romã:*

      Eliminar
  9. Muitos parabéns e muitas felicidades 🎂 🎂 com longos anos de ideias para a nossa cozinha.
    Beijinhos Grandes

    ResponderEliminar
  10. Hoje é um dia especial...todos os dias são especiais para a minha querida amiga Cristina..um ser de Luz que se atravessou no meu caminho e que faz com que os meus dias sejam especiais com as suas receitas maravilhosas e que fazem a alegria dos miúdos e graúdos cá de casa.
    Obrigada pelas partilhas , ideias e degustações maravilhosas que tenho feito cá em casa.
    Parabéns querida Cristina pela tua resiliência, conquistas e pelas tuas receitas maravilhosas que são uma inspiração e uma ajuda preciosa cá em casa ..as pesquisas no google deram lugar ao Blog de Romã onde vou buscar a inspiração para as refeiçoes saudáveis e inovadoras...Continua querida Cristina :):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Cláudia,
      Eu é que te agradeço sempre que me envias as fotos do que fazes e da alegria expressa pelos teus filhos. O meu coração fica tão feliz quando consigo fazer os outros felizes, nem que seja com uma receita partilhada que depois de replicada alegra uma família inteira. Já sabes onde encontras boas sugestões ;) Volta sempre minha querida, a porta está sempre aberta!
      Romã :*

      Eliminar
  11. Muitos parabéns querida amiga Cristina. É com muita amizade que admiro o seu blogue a que muitas vezes dou uma olhadela, já não com aquele interesse que teria tido há alguns, mas, ainda, com uma curiosidade saudável. Já tenho costumes muito arreigados e já é difícil agora inovar. No entanto, admiro muito o seu entusiasmo e o seu trabalho. Bjs Maria Fernanda Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Fernanda,
      Fico sempre muito feliz quando recebo as suas palavras sempre sinceras e amistosas. A admiração é mútua ;)
      Um grande beijinho
      Romã :*

      Eliminar
  12. Muitos parabéns Cristina! Para além da preocupação com o saudável e o sustentável, que aprecio muito, o teu blog não só tem receitas práticas e deliciosas com ele próprio é uma delícia pela forma especial como escreves as tuas receitas, sempre com muito amor e emoção, tornando-se motivador e inspirador para quem o utiliza. Eu utilizo muito e recomendo mais ;) Sê sempre assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria João,
      fico muito feliz por saber que o que faço contribui ajuda de alguma forma quem me lê, e segue.
      Espero continuar a fazer da mesma forma, com o coração, mas melhorando cada dia para que o blogue cresça com a qualidade que ambiciono, com a mesma credibilidade de sempre.
      Roma :*

      Eliminar
  13. Cris, Muitos Parabéns pelos 11 anos.
    Sem dúvida um Blog, com tudo muita criatividade, qualidade e tudo é feito com PURO AMOR, volta e meia cá venho dar uma "espreitadela" mas vou te confessar uma coisa muitas das vezes até é o meu Gonçalo que me alerta,"já viste aquela receita da tua colega, Cristina, tem um aspeto" :)pois o mais importante não é só o aspeto mas a qualidade, eu sou suspeita pois já tive a sorte de experimentar várias coisas e são deliciosas, resta-me desejar todo o sucesso e espero em breve voltar a comer um dos teus bolinhos. beijokas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Andreia :)
      Sim, espero bem que voltes a comer os meus bolinhos, pois será sinal que deixámos o confinamento.
      Agradeço do fundo do coração as tuas palavras que sei serem sinceras. Espero que voltes mais vezes h+a muitas surpresas para breve ;)
      Romã :*

      Eliminar