sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Risotto de Camarão



Adoro risotto! Para mim um prato de conforto e não só, daqueles que ao cozinhar serve para descontrair e relaxar, pois requer paciência e tempo para ficar no ponto certo. Quem quiser fazer risotto, não o faça num dia em que tenha pressa, pois este é prato certo para abrandar.

Sendo o um dos meus lemas  não desperdiçar, aproveitei logo a ideia do camarão feito para a noite de Ano Novo, (que faço por sobrar quando compro tenho logo em mente o que fazer a seguir), para fazer um risotto, bem como arriscar fazer o caldo de marisco ou fumet de camarão caseiro. Este foi um dos meus primeiros pratos de 2022.

Se acham que fazer risotto é difícil, nada como arriscar experimentar. Partilho a receita que fica sempre bem. O único segredo é não ter pressa e ir incorporando o caldo a pouco e pouco e, mexendo sempre, com lume baixo, para que o arroz largue a goma dando o toque cremoso, mas que fique al dente, a textura que se quer num bom risotto.
Por fim, a cremosidade e o brilho dados pelo toque final do queijo parmesão ralado e da manteiga fria.

Nada como uma boa receita para partilhar, às portas do fim-de-semana. Porque não ir para a cozinha e fazer um bom e simples risotto? A base é sempre a mesma, o ingrediente principal é à escolha e conforme o  gosto.

O segredo está nos ingredientes que não podem faltar, tais como um bom caldo, o arroz adequado (arbóreo ou carnaroli), o queijo parmesão, a manteiga,  paciência e acima de tudo a pitada principal para o  sucesso de qualquer receita, o amor.

Vamos fazer risotto? 


Ingredientes:
(2 pessoas)

8 Gambas ( podem usar mais, mas eu usei as que tinha)
100 g de arroz arbóreo 
50 ml de azeite 
1 cebola pequena (cerca de 100g) 
2 dentes de alho 
50 ml de vinho branco 
1 litro de caldo de marisco (fumet de camarão caseiro)
sal q.b.
50 g manteiga gelada 
50 g queijo parmesão ralado 
 

Previamente podemos fazer o caldo de marisco ou o fumet de camarão, ver a receita na publicação anterior: https://obagoderoma.blogspot.com/2022/01/desperdicio-zero-fumet-de-camarao.html

Preparação:
Fazer um refogado com azeite, cebola picada e os dentes de alho. 
Juntar o arroz arbóreo e deixar fritar, mexemos lentamente para tentar não quebrar os grãos. Refrescar com o vinho branco. 
Deixar evaporar bem o álcool, antes de começar a adicionar o caldo.
Com uma concha, adicionar pouco a pouco o caldo de marisco , mexendo sempre. 
Juntar mais caldo, quando o arroz tiver absorvido o anterior.
Cortar as 4 gambas e reservar as outras 4 para a decoração.
Juntar as gambas cortadas em pedaços a meio da cozedura e temperar com sal. Quando estiver no ponto (o bago de arroz deve estar al dente ) retirar e retificar temperos.  
Juntar o queijo e mexer.  
Ligar com a manteiga gelada e tapar 2 a 3 minutos. 
Servir de imediato.
Colocar no prato, decorar com 2 gambas descascadas e com um pouco de queijo parmesão ralado.



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário