quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

"Sobrou...? Aproveitou!" - Massa com Bimis, Bacon, Tomate Cereja e Molho Pesto

 


Habitualmente faço a ronda ao frigorífico antes de ir às compras. Assim, saem sempre cá por casa umas receitas inesperadas como esta massa bem gulosa.
Quando abri o frigorífico e vi que tinho um resto de  molho pesto num frasco, que se não consumisse se estragava, pensei logo numa solução para o jantar.
No frigorífico meia dúzia de fatias de bacon, uns talos de bimis e meia-dúzia de tomates cereja deram-me de imediato uma ideia para esta massa colorida. 
Cozi a cebola em cubinhos, logo com a massa, e escaldei os bimis uns minutos antes de a massa estar pronta, depois  foi só saltear o bacon em tirinhas, juntar a massa escorrida com a cebola e os bimis, os tomates-cereja cortados ao meio e, envolver com o molho pesto.
Envolver bem ainda com o lume aceso. Massa pronta. Por fim servir com queijo parmesão ralado ou em raspas.
Daquelas refeições rápidas, fáceis e ainda por cima anti-desperdício.
Em menos de 30 minutos. Nada se perde, tudo se transforma!
Bom Apetite!


Ingredientes:
250g massa curta a gosto ( macarrão, penne, fusilli, cotovelos)
1 cebola pequena
6 fatias de bacon
Bimis q,b,
Tomate-Cereja q.b.
4 c.sopa de molho pesto
sal, pimenta preta q.b.

1. Numa panela com água, quando esta ferver, deitar a massa e a cebola cortada em cubinhos. A massa deve ficar al dente, logo cerca de 2 minutos antes de a massa estar no ponto, deitar os talos dos bimis cortados em rodelas e os floretes O objetivo não é cozer os bimis, mas sim escaldá-los para que fiquem crocantes. Este processo evita refogar a cebola.
2. Entretanto, numa frigideira larga no Wok,  fritar o bacon, na própria gordura. 
3. Escorrer a massa, os bimis e a cebola e juntar à Wok, envolvendo no bacon. Reservar um pouco da água da cozedura
4. Juntar os tomates-cereja previamente cortados ao meio. O molho pesto e envolver. Caso seja necessário deitar um pouco da água da cozedura da massa ( eu costumo deitar sempre, pois a massa não fica tão seca).
5.Retificar os temperos. Como o molho e o Bacon já dão sabor pode não ser necessário temperar, mas se necessário temperar com sal e pimenta moída na hora.
6. Servir com queijo parmesão ralado ou raspas de queijo Como a massa está quente derretem e dão um toque cremoso e sabor únicos.



Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário