segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

"Inspirada por... Mamã Paleo" - Rolo de Frango e Vegetais no Forno


Há uns tempos comi em casa de uma amiga um rolo de frango com castanhas, no forno,  muito bom. Obviamente, pedi a receita a qual me indicou logo o link, a receita era do blogue da Mamã Paleo. Um blogue que recomendo pelas suas receitas deliciosas, simples e muito acessíveis. 
Posso dizer que este rolo já faz parte da ementa cá de casa, tendo sido repetido algumas vezes e é de tal maneira agradável que tinha que o partilhar. Para quem já o conhece, óptimo,  relembra assim a receita; para quem ainda nunca experimentou é o ideal para se aventurar e testar. 
Acredito que depois de provar ninguém vai ficar indiferente. Uma das vantagens em ser uma quantidade generosa e, como somos apenas dois, dá para congelar metade, em doses que permitam ter uma refeição pronta, naqueles dias que não há disposição ou tempo para cozinhar. 
Um prato de forno que acompanha bem com legumes, salada, arroz, e até se come bem frio, sendo a receita certa para quando chegar o Verão, levar na marmita para a praia.
Versátil, saboroso e muito leve para equilibrar as refeições. Mais palavras para quê? Vamos experimentar?


Ingredientes:

600 g de peito de frango crú
2 ovos médios
1 cenoura média – cerca de 70g ( low carb trocar por chuchu ou abóbora)
1/2 curgete médio – cerca de 60g
1/2 cebola pequena – cerca de 40g + 1 cebola para colocar no tabuleiro
1 dente de alho ou 1 colher de chá de alho em pó
1 colher de sopa de pimentão doce em pó
sumo de meio limão pequeno
25g de salsa
para envolver o rolo: azeite, 1 colher de sopa de óregãos e cerca de 60g de farinha de mandioca ( low carb trocar por farinha de amêndoa ou sementes de sésamo)
sal e pimenta a gosto

Podem também usar outros vegetais: espinafre, brócolos, couve-flor, cogumelos, alho-francês, coentros, azeitonas, etc

Dica: para a carne não ficar seca, podem juntar 2 colheres de sopa de batata doce ralada ( versão low carb usar chuchu)


Preparação:

1) Colocar no copo da Bimby, o peito de frango cortado em pedaços, os ovos, o sumo de limão, o sal, a pimenta. e triturar 30 seg/ Vel.6. 

2) De seguida, juntar a cenoura, curgete, cebola, dentes de alho cortados em pequenos pedaços para triturar melhor. Juntar a salsa, o pimentão doce. Triturar 1 min/Vel.8.

3) Deitar num tabuleiro de forno e dar a forma de rolo, moldando com um rapa, alisando até ter a forma desejada (ver foto)

4) Cobrir com a farinha de mandioca e os oregãos. 

5) Regar bem com azeite ( umas 3 c. sopa de azeite)

6) Dispor à volta do rolo, uma cebola às meias-luas ou pequenos gomos, tomate cereja, batata-doce cortada em cubos. Regar com um fio generoso de azeite e um pouco de água, o suficiente para ganhar molho de forma a que as batatas assem sem secarem.


7) Levar ao forno 25 a 30 minutos, a 200ºC. Este tempo varia de forno para forno, pois no meu forno a esta temperatura demorou 45 minutos, e não ficou tostadinho como eu gosto, mas ficou bem suculento. 



9 comentários:

  1. Excelente sugestão!
    Feliz Ano Novo 2022!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Parece delicioso, Cristina!
    A varinha mágica é suficiente para triturar o frango? É que eu ainda não entrei no mundo dos robots de cozinha.
    Obrigada. 👌
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Cristina,
    A varinha mágica não tritura o frango, mas um processador sim, e não precisa de ser um robot de cozinha.
    Um simples processador faz esse trabalho, até pode experimentar na picadora antiga 1,2,3 ( mas deve processar pouca carne de cada vez).É sempre uma alternativa. na realidade o que conta é transformar a carne de frango e juntar os legumes também picados, envolver. Fica tipo uma massa que se molda e vai ao forno polvilhada com farinha de mandioca ( para ser sem glúten, mas pode também usar páo ralado ;)). Espero ter respondido.
    Uma sugestão: Hoje dá sempre jeito ter um processador de alimentos e há opções no mercado a bons preços. Eu não passo sem um processador na minha cozinha :)
    Muito obrigada, mais uma vez, pela visita e comentário.
    Romã :*

    ResponderEliminar
  4. Mary,
    Muito obrigada e votos de um Feliz Ano para ti também.
    Romã:*

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Cristina,
      agradeço a tua visita e o envio da tua experiência, ainda bem que gostaram. Estou sempre disponível para ajudar a esclarecer sempre que precisares.
      Muito obrigada
      Romã:*

      Eliminar
  6. Sim, Cristina, ficou muito bom e os amigos gostaram. Pessoalmente, acho que poderia ter ficado mais suculento, mas não segui a dica que deste.
    No dia a seguir, colocando a batata doce, o tomate e o molho por cima do frango, foi possível disfarçar o ter ficado um pouco seco.
    Beijinhos e obrigada pela disponibilidade

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Cristina,
    Para ficar com mais molho, temos que ajustar o tempero ao ir ao forno. Deitar mais um pouco de água. Eu costumo fazer uma mistura com o azeite, vinho branco ou água, 1 c. ch+a de paprika ou pimentão-doce e rego à volta das batatas. Assim não secam e ganha molho. Outra dica é começar a cozinhar tapado com folha de alumínio uns 10 a 15 minutos e depois destapar e deixar assar. Assim também não seca tanto. Uma sugestão para quando congelo já fatiado, uso depois acompanhado com molho de tomate ;)
    Obrigada pelo feedback e espero ter ajudado com estas dicas.
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Cristina!
    As batatas estavam boasce tinham molho, o frango é que estava um pouco seco.
    Beijinhos

    ResponderEliminar