sexta-feira, 26 de maio de 2023

"Dicas & Sugestões" - Moldar Almôndegas

Quanto estamos na cozinha e queremos rentabilizar tempo há sempre dicas muito úteis para o fazer, como esta dica fantástica que aprendi com a fantástica Lady Mary Berry, num dos seu programas de culinária.

Fazer almôndegas não é difícil mas quando chega a hora de as moldar é uma tarefa muito aborrecida para mim, confesso. Então sempre que encontro alguém com dicas úteis, guardo-as  para aplicar quando precisar.

Já usava a técnica da colher do gelado, mas esta dica permite logo dividir e encontrar a quantidade que queremos. Moldar o preparado da carne numa bola, achatar, dividir em quatro e depois dividir cada quatro em outros 4 ou 5. 

Moldar uma bola, achatar do tamanho pretendido. Dividir em 4 e depois dividir em partes iguais

Facilmente doseamos a quantidade e depois é só moldar as bolinhas do tamanho pretendido, eu gosto de as fazer do tamanho de bolas de golf ou mais pequeninas do tamanho de nozes, tipo as do IKEA.

Vantagens deste método é encontrar logo o número das almôndegas que vamos obter, rápido e eficaz.

Depois preparar para o congelador. Ou se as confecionar no dia, levar uma hora ao frigorífico antes de as cozinhar para náo de desmancharem, pois precisam de frio para ficarem mais consistentes depois de moldarem.

Para as congelar, levo num tabuleiro forrado com papel vegetal ou no neste caso coloquei em folha de alumínio e assim que estejam congeladas coloco num caixa Tupperware própria para congelador ou num saco de congelação. No dia que as vou cozinhar, vão diretas do congelador para o tacho.

Da próxima vez que fizerem almôndegas, experimentem e comentem comigo se vos ajudou? Se tiverem mais dicas, todas são bem-vindas e partilhem nos comentários qual a vossa melhor dica quando fazem almôndegas. Espero pelos vossos comentários :)

Para consulta de receitas sobre almôndegas já publicadas:
https://obagoderoma.blogspot.com/2021/10/almondegas-tres-ces-carne-curgete-e.html

Bom Fim-de-Semana!


4 comentários:

  1. Gosto de fazer almôndegas porque as de compra não me satisfazem. Mas eu normalmente tiro a porção com a mão ( a olho) e passo num prato com farinha. Ajuda a não colarem e quando cozinho essa farinha ajuda a engrossar um pouco o molho! Um beijinho e obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, também fazia assim, mas agora uso flocos de aveia finos também resulta a absorver a humidade dos legumes que junto.
      Moldar desta forma, ajuda logo a ver a quantidade de bolinhas que vou fazer :)
      Espero que experimente a próxima vez que fizer almôndegas :)
      Muito obrigada pelo comentário.
      Romã :*

      Eliminar
  2. Olá Cristina!
    Que bela ideia!
    Não costumo fazer almôndegas, embora goste muito.
    Talvez agora um estímulo 😉
    Beijinhos
    Cristina

    ResponderEliminar