quarta-feira, 24 de maio de 2023

"Veggie Time" - Legumes Assados com Aipo


Chegou o Veggie Time

Um dos meus objetivos deste ano é aumentar o consumo de vegetais, provando e incluindo na alimentação os mais diversos vegetais e legumes, que nunca ousei provar. Desta vez o aipo foi a estrela.

Comer mais vegetais é fundamental para uma vida mais sã e equilibrada e, como a saúde começa na boca uma das formas de os introduzir na alimentação diária é nos acompanhamentos. Por exemplo, quando asso carne ou peixe  cá em casa, adoramos acompanhar com batata assada, então porque não juntar mais uns quantos legumes ao assado? 

De há uns bons anos a esta parte faço por incluir os mais variados legumes, aos quais torcia o nariz até descobrir que, assados no forno, temperados com azeite e ervas aromáticas ficavam deliciosos. Saliento o caso da beterraba, da cenoura e da abóbora, quando assadas ganham um sabor caramelizado, doce que contrastam bem com uma raspa de fruto cítrico como o limão ou a laranja. Quanto ao tempero adoro usar as ervas aromáticas secas como a mistura de alecrim, tomilho e oregãos que eleva o seu o sabor.
Desta vez inovei e acrescentei aipo, e não é que resultou na perfeição? 

Afinal o que é que o aipo tem de especial? É um vegetal de coloração verde clara, com longos ramos fibrosos e crocantes, e com folhas que parecem salsa gigante (daí no Brasil ser conhecido por Salsão). 
Rico em nutrientes tem excelentes propriedades diuréticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo também conhecido como um grande aliado na perda de peso dado o seu  baixo teor de lípidos e de açúcares, bem como o seu  elevado conteúdo de fibra que contribuem para aumentar a saciedade. Com tantos benefícios, como não o consumir com regularidade?

Ingerido cru, ralado em saladas, em caldos, assados, estufados ou salteado é um vegetal que pode constar da lista de compras semanais, pois é saboroso e tem múltiplas utilidades. Para o conservar mais tempo, caso não o utilize na totalidade, costumo congelar os talos devidamente separados para facilmente se retirarem e usarem a gosto na hora de o consumir.

Dica útil: Os ramos próximos à cabeça são mais tenros e melhores para utilizar nas saladas. Os ramos maiores devem ser descascados, retiram-se os filamentos duros, cortando a folha pela base e puxando os filamentos no sentido contrário.

Eu estou fã deste vegetal! 


Ingredientes:
1 batata-doce grande
8 batatinhas para assar
1 cenoura
1 beterraba
1 talo de aipo
1 cebola roxa
1 pimento vermelho
azeite
sal
pimenta preta
alho em pó
ervas aromáticas (alecrim, tomilho, oregãos)
raspa de laranja q.b.


Cortar os legumes aos quartos, temperar  com sal e pimenta preta, ervas aromáticas secas, alho em pó, azeite e por fim a raspa de laranja.
Deitar num tabuleiro e levar ao forno cerca de 30 minutos, a 180ºC.
Servir como acompanhamento.

Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Maravilhosa receita !
    Muito bom gosto misturar estes vegetais e adicionar as ervas aromáticas.
    Provarei a fazer .
    Parabéns !

    ResponderEliminar