sexta-feira, 17 de junho de 2022

"A Hora da Nutri" - Reduzir o Desperdício na Cozinha"





Na última publicação da "A Hora da Nutri" a Inês falou-nos de estratégias para reduzir o desperdício alimentar, este mês continuando a temática de evitarmos o desperdício, traz-nos excelentes sugestões para que o possamos minimizar nas nossas cozinhas. Não só estamos a ser amigos do ambiente, mas acima de tudo do nosso orçamento doméstico, onde cada vez mais temos que focar a nossa atenção.

Quantas vezes damos conta que estragámos legumes porque não lhes demos o tratamento mais adequado?

E o que fazemos com as aromáticas que se estragam facilmente? Sabiam que podemos conservar aromáticas e tê-las sempre prontas a usar?

Que fim dar ao limão depois de espremido?

Para nos ajudar a responder a algumas destas questões, a Nutricionista Inês veio partilhar connosco algumas dicas úteis para evitarmos desperdício nas nossas cozinhas e acreditem que funcionam mesmo e com toda a certeza que as irão colocar em prática, pois algumas já as fazia e outras já as testei e funcionam. Estamos sempre a aprender e são estes pequenos gestos que fazem toda a diferença.

Pequenos hábitos geram melhores resultados quando aplicados diariamente até que se tornem rotina. Que a luta contra o desperdício seja uma rotina boa, o planeta agradece e a nossa carteira também.

Dicas úteis para reduzir o desperdício na cozinha

  • Armazenar o pepino e as cenouras num frasco de vidro com água no frigorífico é uma excelente forma de aumentar o tempo de vida útil. Ex: Cortar em tiras finas (ao pepino retirar as pevides e cortar em palitos), colocar em frascos com água. Assim, temos sempre legumes prontos e frescos para os snacks).
  • A água que se vai mudando para manter os legumes frescos pode ser aproveitada para regar as plantas.
  • Guardar os legumes com talo, como as couves, os brócolos e as ervas aromáticas num recipiente com um pouco de água no frio ajuda a prolongar o tempo fresco.

    E, no momento de consumo não esquecer que toda a parte do legume pode ser cozinhada e comida, incluindo os talos.
  • Guardar as folhas verdes (ex: espinafres, agrião) num pano húmido no frigorífico ou numa caixa hermética com papel absorvente no fundo para que absorva a humidade que se vai acumulando.
  • Quando as frutas começam a ficar maduras preparar uma salada de frutas ou então congelar para posteriormente fazer sumos, batidos e gelados.
  • Para armazenar as ervas aromáticas e evitar que fiquem amarelas, podem ser bem lavadas e congeladas. Uma outra forma é guardar já temperadas com fio de azeite em cuvetes.

    Assim os temperos estão prontos a usar.
  • Aproveitar a água da cozedura de legumes para fazer sopa e/ou caldos de legumes. Se for necessário congelar também para posterior utilização.
  • Guardar as sobras no frigorífico ou congelador em doses individuais e num recipiente apropriado (caixa de vidro se possível). Etiquetar com nome e data de confeção para se saber o que é e o prazo de validade.
  • Colocar o limão depois de espremido na máquina de lavar loiça para eliminar odores.

  • Utilizar as cascas do limão fazer chá ou aromatizar águas.



Sem comentários:

Enviar um comentário