quarta-feira, 22 de junho de 2022

Manteiga de Avelã e Cacau



Umas avelãs com casca para gastar e uma foto partilhada pela Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida numa história do Instagram levaram-me a experimentar esta deliciosa e super natural manteiga de avelãs e cacau. 
Sim, demora um pouco a processar até obter a consistência desejada, mas que vale bem a pena o trabalho que dá, vale! Fica uma gulodice para comer sem peso na consciência. 
Ideal para topping de panquecas, crepes, gelados, batidos e até para colocar num iogurte simples.
Dá trabalho mas será receita a repetir, É certo que rende pouco, porém é o suficiente para quando apetece algo mais guloso e sempre complementa um iogurte, uma bolacha de arroz para quando a gulodice aperta.
Se gostam de Nutella, sim eu sei não é a mesma coisa, mas que substitui e como é feito em casa é bem mais saudável :)
Be Healthy to be Happy!!!



Ingredientes:
  • 200g de avelãs descascadas
  • 1 c. sopa de cacau em pó 
  • 1 pitada de sal


Preparação:

1- Torrar as avelãs no forno, cerca de 5 minutos a 180ºC. 

2 - Deitar no copo da Bimby as avelãs, o cacau e a pitada de sal.

3- Processar uns 20 minutos até reduzir as avelãs a uma pasta. Convém pausar várias vezes para baixar  com a espátula o que fica nas paredes do copo. (Bimby fiz 5 minutos vel. 3/4/5. Parava, limpava as paredes do copo e voltava a marcar mais 5 minutos, vel. 3/4/5, assim sucessivamente até obter um creme.

4 - Quando estiver na consistência de creme, triturar na vel.10 cerca de 5 minutos.(Não fiz seguidos, fiz de 2 em 2 minutos). pois assim permitia ver a consistência desejada.

5 - Reservar num frasco. Rende um frasco pequeno. Guardar no frigorífico.

Apreciação: Dá algum trabalho para apenas obter um frasco pequeno, mas vale a pena por sabermos o que comemos. Não tenho hábito de fazer estas manteigas, mas como tinha avelãs para gastar quis experimentar. Irei repetir, porque o resultado é delicioso. Experimentem e irão adorar, pois sabe a Nutela sendo uma alternativa mais saudável para matar a gula.

Na senda da redução do desperdício na cozinha e para aproveitar o que fica no copo, podemos fazer um batido, ou então aproveitar para bater um bolo simples de iogurte. Eu optei por fazer um bolo de iogurte. Esse será a próxima receita :). Até já!

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário