sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Crepes Sem Glúten


Esta semana, celebrou-se o dia do crepe em França, quem for curioso e saber a razão desse dia, pode ler o que escrevi sobre esse dia, aqui no blogue, em 2020.
Não sou celíaca, mas tenho cuidado em reduzir o glúten da minha alimentação por razões de melhoria da minha saúde, desta forma podemos encontrar sempre alternativas à farinha de trigo que passam pela mistura de várias farinhas sem glúten, tais como a farinha de arroz e o amido de milho, entre outras. Hoje a escolha foi fazer uma mistura de farinha de arroz e farinha Maizena ( amido de milho), a qual foi uma combinação vencedora. Para além da farinha, também optei por substituir o leite por bebida vegetal de amêndoa, a que consumo, o que não invalida substituir por outra a gosto.
O resultado final foi aprovado, pois ao cozer a massa ficou com boa consistência, muito semelhante à dos crepes tradicionais. Iguais nunca serão, mas igualmente bons, nada como experimentar para provar!
Bom fim-de-semana!



Ingredientes:
100g de farinha de arroz
100g de farinha Maizena (amido de milho)
1 saqueta de açúcar baunilhado - 8g ( opcional, mas dá um gosto agradável a baunilha). 
2 ovos
400ml de bebida vegetal de amêndoa 
1 pitada de sal marinho
3 c. sopa de óleo de girassol  

Modo Bimby
Preparação: 
1. Deitar no copo, as farinhas, a saqueta de açúcar baunilhado, a pitada de sal, os ovos, o óleo e a bebida vegetal de amêndoa.
2. Bater 20seg/vel.4 
3. Deixar repousar uns  minutos antes de fazer os crepes.
4. Para fazer os crepes, eu uso uma frigideira própria que comprei só para crepes, mas pode usar uma frigideira larga. Untar ligeiramente com um pouco de manteiga ou óleo (eu pincelo a superficie ou deito um fio de óleo e unto com papel absorvente, que reservo para ir entre cada 4 crepes, untando a frigideira para não queimar).
5. Deitar uma concha pequena de massa (que deve ficar fluida e não espessa), sobre a frigideira e balançar de forma a espalhar toda a massa uniformemente, para ficar bem fina.
6. Quando começa a formar bolhinhas está pronta a virar ( é uma questão de segundos, uma vez que a massa é pouco espessa), virar com a ajuda de uma espátula. Quando está boa, a massa solta-se e se arriscar pode voltar mesmo apenas atirando o crepe ao ar para ele voltar. É uma questão de prática :)
7. Voltar e deixar dourar do outro lado.
8. Repetir até a massa terminar.


Modo Tradicional
Preparação:
1. Numa taça larga deitar as farinhas, o sal e o açúcar baunilhado
2. Abrir uma cova no meio e deitar os ovos, envolvendo com uma vara de arames, a farinha nos ovos, até formar uma massa espessa.
3. Deitar a bebida vegetal, a pouco e pouco, e envolvendo sempre de forma a que a massa, que se apresenta espessa vá ficando liquida e uniforme. 
4. Por fim, quando a massa estiver fluída e homogénea juntar o óleo de girassol.
5. Para fazer os crepes, eu uso uma frigideira própria que comprei só para crepes, mas pode usar uma frigideira larga. Untar ligeiramente com um pouco de manteiga ou óleo (eu pincelo a superfície ou deito um fio de óleo e unto com papel absorvente, que reservo para ir entre cada 4 crepes, untando a frigideira para não queimar).
6. Deitar uma concha pequena de massa (que deve ficar fluida e não espessa), sobre a frigideira e balançar de forma a espalhar toda a massa uniformemente, para ficar bem fina.
7. Quando começa a formar bolhinhas está pronta a virar ( é uma questão de segundos, uma vez que a massa é pouco espessa), virar com a ajuda de uma espátula. Quando está boa, a massa solta-se e se arriscar pode voltar mesmo apenas atirando o crepe ao ar para ele voltar. É uma questão de prática :)
8. Voltar e deixar dourar do outro lado.
9. Repetir até a massa terminar.

Dicas importantes para um bom crepe:
# A massa deve ficar fluída e uniforme. 
# Colocar pouca massa na frigideira, pois o crepe quer-se fino e maleável, tipo folha de papel. 
# Podem-se rechear a gosto. 
# Podem ser guardados no frigorífico, bem acondicionados. Depois na hora de os servir, aquecer uns segundos no microondas e guarnecer a gosto.
# São excelentes para servir como prato principal, recheados com atum, frango, legumes. a imaginação é o limite!

Feitos com farinha de trigo ou com farinha de arroz e amido de milho, são ambos deliciosos, Recomendo, Fica também o link: https://obagoderoma.blogspot.com/2020/02/conhecer-melhor-crepes.html para a receita tradicional. Com ou sem glúten, feitos em casa sabem sempre bem e são bem mais saudáveis.


Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário