sábado, 30 de maio de 2020

Mousse de chocolate sem ovos, manteiga e açúcar


Como é possível? Sem ovos, sem manteiga e sem açúcar fazer uma mousse de chocolate?
Pois, é possível, mas não é a mesma coisa. Claro que não podemos dizer que é  uma mousse tradicional caseira, mas quando existem restrições alimentares há que procurar novas alternativas saudáveis, daquelas que ao mesmo tempo enganam o cérebro dando prazer e satisfação ao comer, sendo estas opções mais equilibradas quando queremos algo menos calórico.
O meu marido há um ano que foi diagnosticado com diabetes, logo se em nossa casa a alimentação já era cuidada agora ainda é mais. Os açúcares há muito que já eram reduzidos e ou substituídos por ingredientes alternativos, açúcar de coco, mel, geleia de agave que, de qualquer forma não deixam de ser açúcares, mesmo em quantidades reduzidas.
De lá para cá a minha eterna busca, por uma alimentação cada vez mais saudável, intensificou-se procurando receitas pecaminosas, mas que sejam mais equilibradas, como o caso desta mousse de chocolate. Um snack ideal para os lanches (para mim) ou como sobremesa ( para o meu marido). 
Se é igual? Não, não é. Sabemos que não é a mesma coisa, mas quando não se pode comer a verdadeira mousse de chocolate, essa reservada para dias muito especiais, nada nos impede de satisfazer a gula com uma versão sem gorduras nocivas e naturalmente adoçada com fruta. 
Esta mousse de chocolate é divinal e se querem saber mais, nada como experimentar a receita.
Deliciem-se!



Ingredientes:
2 abacates pequenos ou 1 grande (300g = peso liquido da polpa 200g)
2 a 3 bananas (200g sem a casca)
35g de cacau magro em pó
1 c. chá de canela
1 c. chá de café solúvel
1 pitada de sal.

Preparação:

1. Deitar todos os ingredientes num processador de alimentos e triturar até obter obter uma mistura homogénea. 
(Na Bimby marquei inicialmente 15 seg/ Vel.4), marcando mais 5 seg/ vel.4. Mas isso fica ao critério, pois depende da textura desejada.

2. Servir em doses individuais. Gosto de servir nos copos de vidro (que guardo dos iogurtes), é a quantidade certa, cerca de 125g cada um. Esta receita rendeu 4 desses copos.




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário