terça-feira, 12 de maio de 2020

"Sem Peso na Consciência" - Muffins de Aveia e Chocolate Negro


A quarentena trouxe-me vontade de estar na cozinha de fazer bolinhos e preparar refeições deliciosas.
Ora, se não houver cuidado depressa se ganham uns quilinhos nada desejáveis e a caminho do Verão, não é oportuno que aconteça.
Findo o período de confinamento, com notícias mais animadoras, voltamos lentamente à nova normalidade, sim nova, porque tenhamos consciência que o mundo realmente mudou desde o dia 11 de Março, data em que a OMS ( Organização Mundial de Saúde) decretou uma pandemia provocada pelo novo coronavírus, a COVID19.
Esta pandemia, trouxe-nos uma reflexão sobre a importância que damos ao que temos e ao que queremos, mas também muita ansiedade e medo do que virá. Sem querer dei por mim a fazer mais bolinhos, mais comida de conforto, a matar saudades de receitas favoritas da infância, mas tudo tem um preço e sem deixar de fazer bolinhos e de cozinhar, retomando a normalidade, porque não fazer uns mais equilibrados do ponto de vista nutricional, como o caso destes muffins, não recomendáveis a gulosos. 
E como podemos comer bem, sem descuidar a saúde, nada como testar novas receitas.
Equilíbrio precisa-se e, eu já comecei a tratar disso!





Ingredientes:
(rende 14 unidades de 40g)

170g de farinha de aveia
70g de amido de milho (farinha Maizena)
70g de açúcar de côco ( eu usei 50g de açúcar amarelo)
1 c.chá de fermento em pó
2 a 3 bananas maduras ( 240g)
1 ovo
75 ml de azeite
75 ml de bebida vegetal de amêndoa ( pode substituir por leite)
1 ovo
50g de chocolate negro 85% ( ideal acima de 70% de cacau)
1 pitada de sal

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Para fazer estes muffins recorri à técnica, de numa taça preparar a mistura seca e noutra a mistura líquida.
Usei o processador Bimby, logo a receita feita na Bimby está assinalada a negrito e itálico.

1. Fazer a farinha de aveia, triturando num bom processador 170g de flocos de aveia.
Na Bimby 15 seg/Vel9.

2. Retirar para uma taça e juntar o amido de milho, o açúcar amarelo e o fermento em pó. Reservar.

3. Numa taça deitar as bananas, o ovo, o leite e o azeite e bater até homogeneizar. No copo da Bimby, deitar os ingredientes e bater 10seg/vel4.

4. Verter a mistura líquida na taça com a mistura seca e mexer. Deitar a mistura seca no copo da Bimby e mexer 7seg/Vel4.

5. Com ralador ralar ( grosseiramente) o chocolate ou picar de forma a ficar em pequenos pedaços. ( Não o fiz na Bimby, mas pode picar o chocolate usando o Turbo, e depois uns 5seg/Vel5)

6.  Forrar as formas de queques com caixinhas de papel próprias para queques, ou untar as forminhas e polvilhar com farinha previamente para não agarrarem.

7.  Levar ao forno cerca de 15 a 20 minutos ( atenção que este tempo depende sempre de cada forno). Os muffins ficaram bons em 20 minutos.

Nota: Recomendo congelar e aguardar apenas o que pensam comer no máximo em 3 dias, pois como têm pouca gordura, secam mais rapidamente. Logo, esta quantidade permite congelar e retirar à medida que preciso. Excelentes para os snacks da manhã ou tarde. 




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário