quinta-feira, 7 de maio de 2020

" A Cozinha dos Amigos " - Tarte de Maçã da Elisabete


Quando vi a foto desta tarte na página do Facebook da Elisabete, procurei logo pela receita para a fazer.
Era de maçã e tão simples que não resisti em replicar quando fosse oportuno. Num destes últimos fins-de-semana, as maçãs clamavam por um bom destino e o resultado não poderia ser melhor.
Apresentando a autora da receita, a Elisabete Jesus é uma "amiga" desta aldeia virtual, pois tive o privilégio de conhecer na Feira do Livro onde partilhámos uma tarde de sessões de autógrafos, na Porto Editora. Além de professora de História é coautora dos livros, para jovens, "A minha História..." que iniciou com a História de Portugal, seguindo-se a História dos Descobrimentos sendo o mais recente " A minha História de Europa.".
Na última Feira do Livro de Lisboa, partilhámos uma tarde bem animada com o Eliseu Alves (o outro autor dos livros) e com a escritora Luisa Ducla Soares. Terminada a sessão, lá trocamos as páginas de facebook, para partilha de fotos, e foi graças a ser sua amiga que tive o privilégio de ver a sua receita famosa de Tarde de Maçã, que agora partilho, pois é tão boa que tem lugar de destaque na minha rubrica " A Cozinha dos Amigos".




Ingredientes:
5 maçãs
1 limão
3 ovos
150g de açúcar
130g de manteiga
1 c.sobremesa de vinho do Porto
170g de farinha
2 c. chá de fermento em pó
1 pitada de sal

Preparação:

1. Laminar as maçãs e regá-las com o sumo de limão. Reservar

2. Bater os ovos com o açúcar.

3. Juntar a manteiga amolecida e o vinho do Porto. Misturar tudo muito bem e ir adicionando, a farinha com o fermento e o sal, a pouco e pouco.

4. Dispor a massa numa forma de tarte com a maçã no topo.

5. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos.

6. Depois de fria polvilhar com açúcar em pó.






Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário