terça-feira, 30 de junho de 2020

Lombinhos de Pescada com Mostarda de Grão e Tomate


As minhas melhores receitas nascem do acaso. Estes lombinhos são o exemplo de mais uma experiência bem sucedida.
Tinha tirado os lombinhos de pescada do congelador com ideia de os fazer no forno, temperei na hora de almoço para adiantar para o jantar, mas como me atrasei, tive que recorrer a algo mais rápido e lá me lembrei da wok, onde gosto muito de fazer este tipo de receitas.
Uma cebolada com tomate e estavam feitos em menos de 20 minutos, só que desta vez lembrei-me de lhes dar um toque com a mostarda de grão, e não me arrependi, ficaram deliciosos.
A combinação da mostarda com o tomate agradou-me,  o peixe ficou saboroso e será daquelas receitas a repetir vezes sem conta. 

Ingredientes:
6 lombinhos de pescada congelados
1 cebola
2 dentes de alho
sumo de limão
sal, pimenta preta
1 colher de sopa de mostarda de grão (ou à antiga)
3 tomates maduros
2 c.sopa de azeite
1 c. sopa de vinagre
água q.b.

Preparação:

1. Com antecedência temperar os lombinhos com sal, pimenta preta, os alhos laminados e sumo de meio-limão (se for grande), se for dos pequenos, o sumo de um limão inteiro. Reservar.

2. Picar a cebola, e cortar o tomate em cubos ( mantenho as sementes e os sucos). Reservar.

3.Levar ao lume, uma Wok com o azeite e a cebola picada. Deixar a cebola amolecer até ficar translúcida.

3. Retirar os filetes da marinada e barrar cada um com a mostarda de grão. Colocar os filetes, na wok, sobre a cebola e deixar cozinhar uns 2 minutos. Juntar de seguida o tomate em cubos.Vai criar liquído, dado pelo tomate, mas costumo deitar um pouco de água porque quero que faça um pouco de molho. Juntar o vinagre, com uma colher de pau ajeitar os lombinhos de forma que fiquem uniformemente dispostos na wok. Tapar e deixar cozinhar em lume brando cerca de 10 a 12 minutos, para apurar o molho de tomate.

4.  Retificar os temperos, validar a consistência do molho e servir a gosto.( A foto abaixo mostra o resultado final


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário