terça-feira, 5 de maio de 2020

Bacalhau Cremoso com Legumes


No meio deste turbilhão de emoções que se vive, cozinhar tem sido o meu happy place, confesso que já estou a pagar a fatura, mas há sempre solução e como em tudo o que vivo, defendo o equilíbrio.
Adoro cozinhar, e neste último mês dou por mim a fazer muita comida, daquela que conforta. Penso muito nas comidas da minha infância, dos sabores que me recordam os dias felizes, quando eramos muitos à mesa. Recordo com saudade os sabores da comida da avó e da minha mãe. Num destes dias, fiz um grão guisado com carne de porco como a minha mãe fazia para lhe levar, e tive o maior elogio da minha mãe " tens mesmo mão para a cozinha, está divinal. Sem dúvida que herdaste o dom da avó para a cozinha" Ao qual respondi, e o teu mãe, e o teu!"
Graças a elas tomei o gosto por esta arte, sim para mim é uma arte, porque a podemos moldar à nossa maneira, dando sempre um cunho pessoal. E não há melhor do que saber cozinhar e partilhar com os outros o que fazemos.
Falando em partilhar, não poderia deixar de o fazer com esta receita criada na hora, com os ingredientes que tinha à mão. Tinha planeado um empadão de bacalhau com espinafres, mas que em segundos e dada a falta de tempo para fazer o puré, optei por uma espécie de bacalhau com natas mais equilibrado, pois só tinha meio pacote de batata palha e tinha que fazer "render o peixe". Nada que uma mão cheia de legumes no frigorífico não resultasse. Ao preparado de bacalhau juntei alho francês, cenoura e curgete ralada, que avantajaram o preparado, bem como o tornado mais saudável, pela quantidade de legumes envolvida na refeição. Os espinafres não ficaram de fora e lá se criou um bacalhau cremoso com legumes. Esta é sem dúvida uma excelente opção para comer um bacalhau com natas sem peso na consciência, e se quiserem  mesmo tirar a batata palha basta substitui-la por mais uma curgete.
Gostaram da sugestão? Agora só falta mesmo experimentarem para saber se aprovam ou não o resultado final.  Bom Apetite!

Ingredientes:
( Para 4 pessoas)

400g de bacalhau ( usei migas de bacalhau)
100g batata palha
150g espinafres ( uma embalagem dos que se vendem já arranjados)
1 alho francês médio (apenas a parte branca)
1 curgete média
1 cenoura média
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
vinagre
sal, pimenta preta, noz-moscada

Para o molho béchamel:
500ml de leite
40g manteiga
40g de farinha
Sal, noz-moscada

Preparação:

1. Num tacho largo ou frigideira Wok, deitar um fio de azeite a cobrir o fundo, e deitar a cebola em meias-luas, e quando estiver translúcida deitar os alhos picadinhos. De seguida juntar o alho francês cortado em rodelas finas, a cenoura e a curgete ralada em fios grossos. Mexer e deixar estufar.
Pré-aquecer o forno a 200ºC

2. Entretanto, colocar um tacho com água ao lume, quando estiver a ferver deitar as migas previamente demolhadas, e deixar cozer uns minutos, 5 minutos é o suficiente. Reservar.

3. Juntar ao preparado dos legumes o bacalhau e um pouco da água da cozedura. Temperar de sal, pimenta preta ou 5 bagas e noz-moscada. Envolver e deixar cozinhar mais uns minutos, tendo o cuidado de ir deitando água do bacalhau para o preparado não secar.

4. Juntar os espinafres ao preparado e envolver.

5. Por fim deitar a batata palha, envolvendo bem na mistura. Aproveitar a água do bacalhau, para amolecer as batatas. Rectificar os temperos.

6. Preparar o Molho Béchamel. Eu recorro à Bimby, pois em 6 minutos está no ponto, mas pode fazer no tacho, é muito simples também, apenas requer atenção, enquanto na Bimby, ela prepara sozinha.

7. Untar um recipiente de forno e deitar o preparado do bacalhau com legumes. Deitar parte do molho béchamel por cima, envolvendo na mistura para ficar eta ficar cremosa. Alisar e cobrir com o restante molho. Cobrir com pão ralado ou crosta de broa com coentros ou queijo ralado e levar ao forno a gratinar até ficar douradinho. . No meu forno, levei a 220ºC cerca de 20 minutoa, mas não ficou gratinado o suficiente, portanto as fotos não são muito bonitas, mas o que conta é o resultado final, o sabor e este digo que é delicioso.

Aspecto final do preparado antes do molho

No recipiente de ir ao forno com 2/3 do molho 


Cobrir com o restante molho béchamel ,polvilhar a gosto,
levar ao forno a gratinar

No prato :)

Apreciação final: Receita a repetir, pois é um "bacalhau com natas mais equilibrado, com redução dos hidratos de carbono, pois metade da batata foi substituida pela curgete. Mais uma receita feita com a inspiração do momento. Só tinha metade de um pacote de batata palha, mas a junção de vários legumes salvou o prato tornando-o assim nutricionalmente mais equilibrado, digno de comer "Sem peso na consciência"

Bom Apetite!

1 comentário: