terça-feira, 28 de abril de 2020

Esparguete com Alho Francês e Linguiça


Gerir recursos implica consumir o que há no frigorífico, despensa e congelador, antes de fazer novas compras.Cá por casa já era um hábito enraizado, mas com a paragem obrigatória que fomos todos impelidos a fazer, tornou-se uma regra de ouro: compras feitas com lista prévia e refeições previamente planeadas.
No passado fim-de-semana não fiz as compras semanais, obrigando-me a fazer refeições com o que tinha para gastar. Assim a última semana de Abril começou com um esparguete com linguiça, à qual se juntou num delicioso molho, alho francês, pimento vermelho e tomate. A ideia surgiu na hora de abrir o frigorífico e o que me deixa mesmo feliz é num ápice criar este tipo de receitas fáceis, e económicas sendo igualmente muito saborosas. 
Enquanto o molho cozinha, prepara-se o esparguete e em apenas 30 minutos o almoço está servido.
As massas são de facto muito versáteis sendo um excelente recurso para uma refeição rápida e económica. Fica a sugestão. 
Bom apetite e boa semana!

Ingredientes:
(Para 3 a 4 pessoas)
400g de esparguete
3 linguiças cortadas em rodelas
1 alho francês cortado em rodelas finas
1/2 pimento vermelho cortado em cubos
3 tomates maduros cortados em cubos
1 chalota ( pode usar uma cebola pequena) picada
1 dentes de alho picado
1 folha de louro
1 c. sopa de concentrado de tomate (uso em bisnaga)
100 ml vinho branco
azeite q.b. (geralmente cubro o fundo do tacho)
vinagre q.b.
1 c. sopa manjericão seco
sal, pimenta preta ou 5 bagas

Preparação:
1. Num tacho largo cobrir o fundo com azeite e preparar o refogado com a chalota, o alho e o alho francês cortado em rodelas e o pimento em cubos. Deixar estufar os legumes.

2. De seguida juntar a linguiça. Mexer e adicionar os tomates cortados em pequenos cubos, o concentrado de tomate. Ir mexendo e refrescando com o vinho branco.

3. Temperar com sal, manjericão seco e pimenta preta ou 5 Bagas. Deitar o restante vinho branco, o vinagre e deixar cozinhar em lume brando para apurar. Como vai espessando, ir regando com água da cozedura do esparguete.

4. Entretanto, cozer o esparguete de acordo com as regras da embalagem. Convém ficar al dente.

5. Quando o esparguete estiver cozido, escorrer  reservando um pouco da água ( cerca de uma concha). Envolver o esparguete no molho, juntamente com a água reservada de cozer o esparguete, pois este pequeno pormenor, ajuda a que a massa não fique seca.

6. Servir com queijo ralado na hora e uma pitada de manjericão.

Aspecto final do molho
No tacho, envolver o esparguete no molho
Servir com queijo ralado e manjericão seco



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário