quinta-feira, 9 de abril de 2020

"Nem Carne, Nem Peixe" - Cogumelos à Brás


Adepta de uma alimentação variada e equilibrada, tento num dia da semana, fazer  uma refeição sem proteína animal. A este dia apelidei de " nem carne, nem peixe", que assim deu origem a esta rubrica do blogue, onde partilho este tipo de receitas.
Os cogumelos frescos fazem parte da minha lista de compras semanais, porque sei que, tanto como refeição principal ou como acompanhamento, são sem dúvida um dos ingredientes do meu menu planeado.
Para esta semana estavam destinados a um risotto, mas as cebolas novas chamaram por mim e de repente mudei de ideias e virei-me para um bom prato de Cogumelos à  Brás.
A receita já está no blogue, pois é algo sai muito cá por casa, mas como tenho aprimorado a técnica, as últimas receitas que tenho feito têm ficado tão boas, que nunca é demais partilhar.
Obviamente, que há um segredo, o segredo está no fim.... para o saber, vejam a receita ;)

Ingredientes
( Para 2 a 3 pessoas)
300g de cogumelos frescos laminados
5 ovos médios
180g de batata palha
1 cebola grande ( usei cebola nova que adoro)
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 folha de louro 
2 c.sopa de leite
1 c. café de açafrão - opcional
1c. chá de pó de caril ( uso caril indiano) - opcional
sal, pimenta preta ou 5 Bagas

Preparação:
1. Num tacho largo, deitar um fio de azeite ( a minha medida é tapar o fundo do tacho), a cebola em meias-luas, os dentes de alho picados e a folha de louro. Quando a cebola começa a ficar translúcida, deitar o açafrão e o caril, mexer e deixar aquecer as especiarias uns minutos, antes de juntar os cogumelos laminados. ( Gosto de comprar os cogumelos inteiros e lamino na hora de cozinhar).

2. À medida que os cogumelos cozinham, vão largando água. Ir vigiando para não secarem demasiado. Entretanto, envolver a batata palha e deitar um pouco de leite para amolecer a batata. Envolver bem e deixar cozinhar mais um minuto. As batatas devem ficar macias não moles. Desligar o fogão e reservar.

3. Por fim, bater os ovos com o sal e a pimenta preta, verter no tacho sobre o preparado dos cogumelos com batata, envolvendo rapidamente com uma colher de pau, de modo a que estes fiquem bem cremosos, sem cozer em demasia ( e não tipo ovos mexidos), pois o calor residual do tacho é suficiente para cozinhar o ovo.
Este é um pequeno truque que faz toda a diferença no resultado final, daí partilhar uma vez mais umas das receitas que se repete cá por casa e que , é excelente para os dias em que a proteína vegetal é rainha. Desta vez o toque subtil do açafrão e caril, abrilhantaram este simples prato, mas como referi, o uso das especiarias é opcional.
Com ou sem especiarias, uma receita que vale sempre a pena experimentar! 



Bom Apetite!




1 comentário: