quinta-feira, 16 de abril de 2020

Bolonhesa de Atum



Na minha despensa nunca pode faltar conservas de atum e tomate, pois são ingredientes básicos e muito versáteis que ajudam na preparação de refeições rápidas, como um molho bolonhesa.
Quanto às massas, outro ingrediente sempre presente,  gosto de ter variadas, sendo o esparguete e as  espirais, os clássicos que não dispenso, no entanto tenho descoberto novas variedades, como o caso do Linguine com tinta de choco. Depois de experimentar tornou-se a eleita para acompanhar a minha bolonhesa de atum, digo minha porque é feita à minha maneira. Esta tem um toque de açafrão, e perguntam: "açafrão no molho bolonhesa?" Sim, porque é uma especiaria com propriedades anti-inflamatórias e como a comida é para mim um bom remédio, nada como fazer bom uso das especiarias na alimentação diária e, hoje ao fazer a bolonhesa  experimentei e, não é que ficou bom?

Ingredientes:
( Para 4 pessoas)

3 latas de atum (125g cada)
1 lata de tomate em pedaços
1 c. sopa de concentrado de tomate ou polpa de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura ( para cortar a acidez do tomate)
1/4 pimento vermelho
1 folha de louro
1 c. café de açafrão das índias
sal, pimenta preta, noz-moscada, oregãos q,b,
1 c. sopa de vinagre balsâmico
50 ml de vinho branco


Preparação:
1. Num tacho largo deitar o azeite, a cebola, alhos picados, a folha de louro e o açafrão. Deixar suar.

2. Quando a cebola ficar translúcida, deitar a cenoura e o pimento cortados em cubos finos. Mexer.

3. De seguida juntar a lata de tomate em pedaços, o concentrado de tomate, o vinho branco e o vinagre balsâmico.

4. Temperar de sal, pimenta-preta, noz- moscada. Mexer e deixar cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando. Ir vigiando para o molho não secar, se for necessário ir adicionando água. Entretanto, levar a massa a cozer em água a ferver, cerca de 6 a 8 minutos, até ficar al dente.

5. Quando o molho de tomate tiver quase pronto, juntar o atum escorrido, os oregãos, envolver no molho e deixar cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando, de forma a apurar o molho.

6. Retificar os temperos e servir com massa a gosto. Eu servi com linguine de tinta de choco.



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário