sexta-feira, 24 de abril de 2020

" Nem Carne, Nem Peixe " - Risotto de Cogumelos



Há muitas receitas espalhadas online, mas sem dúvida que nem todas resultam. Já tentei fazer risotto e nunca gostei do resultado, logo nunca partilhei aqui  porque não gostava do que fazia. 
Voltar a fazer risotto estava na lista para 2020, o tempo passava e lá ia adiando a experiência, até que pensei que quando voltasse a fazer seria com base numa receita de alguém que eu confio, pois receitas há muitas por aí, mas que resultem na perfeição há poucas E, não é por acaso que quando volto a repetir a odisseia de fazer um risotto (algo muito simples, mas muito simples de fazer) que pensei logo numa receita da Isabel Zibaia Rafael, autora do Cinco Quartos de Laranja e de vários livros já publicados, pois as suas receitas são infalíveis. Todas as que faço saem sempre bem e, de facto, este risotto saiu uma delícia e deixou-me com vontade de me aventurar em mais risottos
Além dos ingredientes, há técnica e muita paciência. Como a cozinha para mim é uma terapia, nada mais relaxante do que, numa sexta-feira, ir para a cozinha e fazer um risotto
Hoje, a minha hora de almoço foi terapêutica, sem stress, pois fazer um risotto requer paciência, não pode ter pressa, para ficar no ponto. Demorou quase uma hora a fazer, mas no fim, soube bem sentar à mesa e saborear uma refeição que me encheu as medidas e que me deixou orgulhosa: finalmente consegui fazer um bom risotto. 

Ingredientes:( Para 2 a 3 pessoas)
240g de arroz para risotto ( = 1 chávena e meia)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
100 ml de azeite
100 ml de vinho branco
450g de cogumelos Portobello fatiados ( usei cogumelos Paris, os brancos)
800ml de caldo de legumes ( usei um caldo de galinha desfeito em 800 ml de água quente)
1 c. sopa de manteiga
2 c. sopa de queijo parmesão ralado (usei Gran Padano ralado na hora)
cebolinho picado para polvilhar (eu não usei)
sal, pimenta-preta

Preparação:
1. Num tacho largo deitar o azeite e, quando quente juntar a cebola picada e mexer, quando a cebola estiver translúcida, adicionar o alho e deixar refogar. De seguida acrescentar o arroz e deixar fritar um pouco.

2. Refrescar o arroz com o vinho branco. Assim que evaporar ir adicionando o caldo a pouco e pouco. Mexer de vez em quando. (como o tacho tem fundo térmico, cozinhei sempre em lume brando)

3. A um quarto de caldo, adicionar os cogumelos e deixar cozinhar, juntando sempre que necessário mais caldo. Temperar com sal a gosto.

4. Quando o arroz estiver cozido, retirar o tacho do lume e ligar o arroz com a manteiga e o queijo.

5. Servir com pimenta preta e cebolinho picado.( Só usei pimenta preta e ralei queijo na hora de servir)



Bom Apetite!


Inspiração: https://www.cincoquartosdelaranja.com/2012/06/risotto-com-cogumelos-portobello.html

Sem comentários:

Enviar um comentário