sábado, 13 de abril de 2019

"Sem Peso na Consciência" - Bolinhos de Banana e Manteiga de Amendoim


Ao fim-de-semana, é tempo de vasculhar o que está a terminar, faz-se a ronda ao frigorífico, pois o sábado é o dia dedicado à compra dos frescos, ao congelador uma vez que há espaço a conquistar para guardar com os preparados que se fazem em quantidade para consumir quando não há disponibilidade e, finalmente busca-se pelos frascos que estão quase vazios e que devem ser despejados.
Num instante, despachei duas bananas congeladas, o resto do iogurte grego (compro semanalmente um pote de 1 kg) e da manteiga de amendoim, que dado ser pura sem qualquer gordura adicionada fica seca quando o frasco começa a ficar  quase vazio, sendo sempre aproveitada para adicionar a qualquer bolo que faça.
Ora bem, com estes ingredientes para gastar, arranjei a solução ideal e saíram estes bolinhos super saudáveis que podem fazer parte da lancheira dos mais pequenos como também dos mais graúdos, como eu.
Receita provada e aprovada e, como foram vários os pedidos da minha receita, aqui fica para quem quiser provar, hoje é um bom dia para meter a mão na massa!



Ingredientes:
2 c. sopa ( bem cheias) de manteiga de amendoim ( 80g)
2 bananas bem maduras ( usei das que costumo congelar com casca)
2 c. sopa de mel
1/2 cháv. de iogurte grego
1/2 cháv. de óleo de girassol
4 ovos
1 e 1/2 cháv. de farinha de espelta
1/2 cháv. de Farinha Maizena
2 c. chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 c. chá de canela
1 c. chá de erva-doce

Preparação:
Modo Bimby/Thermomix 31 - Utilizei este processador, mas quem não tem pode utilizar um processador normal de alimentos. Recomendo seguir a ordem indicada.

1. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar as formas. Eu costumo colocar as forminhas de papel em cada forma de queque, não precisando untar as formas previamente.

2. No copo da Bimby coloquei as bananas cortadas em rodelas, os ovos e a manteiga de amendoim, o mel  e a pitada de sal.Bati 2 Min/vel.4

3. De seguida, juntei o iogurte e bati 10 Seg/Vel.4. Depois o óleo, batendo mais 10 Seg/Vel.4

4. Por fim, juntei as farinhas,o fermento em pó, a canela e a erva-doce.

5. Verti nas forminhas e levei ao forno cerca de 20 minutos. Recomendo vigiar, pois o tempo de cozedura depende muito de forno para forno.

A massa rendeu 18 bolinhos.




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário