domingo, 7 de abril de 2019

"Sem Peso na Conscência" - Waffles Rosa



As beterrabas fazem parte da lista de legumes que se consomem cá por casa. Gosto preferencialmente crua, ralada na salada, hábitos que vêm de criança, pois a minha mãe sempre usou beterraba, dadas as suas propriedades altamente nutricionais, principalmente pelo ferro de forma a evitar anemia.
Sempre tive hábitos saudáveis, em tempos que só quem se informava sobre os alimentos podia saber dos seus benefícios ( a minha mãe sempre me educou nesse sentido, passando-me o gosto não só pela culinária como pela nutrição), hoje regozijo-me de ver que estão amplamente divulgados e facilmente disponíveis, sendo um estilo de vida cada vez com mais adeptos. Claro que há várias filosofias vigentes, embora a minha seja pautada pelo equilíbrio, como é notório pelo que partilho.
Voltando à beterraba, apesar da minha mãe usar na sopa, eu raramente as cozinho, mas ultimamente comecei a assá-las no forno. Com elas já fiz arroz com manjericão e são recorrentes à mesa como acompanhamento, temperadas de azeite e vinagre.
Pois, hoje não apresento nenhuma dessas receitas, mas sim uma forma excelente para aproveitar metade de uma beterraba grande que tinha assado.
Aproveitei um domingo de chuva que precisava de cor e lá alegrei a minha mesa com estas waffles bem rosadinhas.
Mais um excelente meio de conseguir introduzir legumes na alimentação, principalmente para quem tem crianças que adoram waffles e, estes são sem dúvida bem saudáveis!


Ingredientes:
( 2 pessoas)
1/2 beterraba grande ou 1 pequena,  assada ou cozida
4 c. sopa de farinha de espelta
5 c. sopa de flocos de aveia
raspa de laranja
2 ovos médios
1 c. chá de canela
2 c. chá (rasas) de fermento em pó
1 pitada de sal

Preparação:


Deitar os ingedientes numa taça e com a varinha mágica reduzir a puré, até obter uma massa não muito líquida. Quem for mais guloso pode adicionar açúcar, ou mel à massa, eu não adiciono porque gosto de utilizar mel, ou geleia de agave como cobertura.

Aspeto final da massa para as waffles, antes de cozerem na máquina

 Untar a máquinas dos waffles com azeite ou óleo em spray, e quando atingir a temperatura ideal, colocar colheradas de massa e deixar cozer.

Ainda na máquina, prontas a ir para o prato
A máquina tem regulador para mais ou menos tempo e quando estão prontas a máquina avisa.


No prato pronta a guarnecer a gosto.

Servir a gosto ( com fruta, chocolate, iogurte com frutos secos e mel, geleia de agave ou calda de frutos silvestres).


Guarneci com iogurte, frutos secos e reguei com geleia de agave.

Bom Apetite!


Fonte: Receita criada, testada e fotografada by Romã!

1 comentário:

  1. Deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar