quarta-feira, 10 de abril de 2019

Sopa de Grão com Rama de Nabo



Ora aí está um tubérculo que eu torcia o nariz e agora entra na minha alimentação frequentemente, o nabo.
De baixo teor calórico e rico em vitaminas ( A, Complexo B, C e K), minerais ( cálcio, cobre, ferro e manganês) e fibras o nabo deve fazer parte de uma alimentação saudável.
Uso nas sopas e cozido, (aliás no cozido à portuguesa prefiro o nabo à batata), bem como ralado na saladas e para aproveitar a fresca e linda rama que acompanhava o nabo que comprei para a sopa, nada como utilizá-la como o " verde" para a sopa da semana.


Ingredientes:
400 g de grão cozido (uma lata ou frasco grande)
1 curgete média
1 nabo grande
1 cenoura
1 alho francês( a parte branca)
1 cebola pequena
água
azeite
sal
Rama do nabo

Preparação.
1. Numa panela levar a cozer os legumes previamente cortados em pequenos pedaços, o grão já cozido. Deitar água até cobrir os legumes.
2. Quando cozidos, triturar e deitar mais água, pois o preparado fica sempre muito espesso dado a consistência do grão.
3. Deitar a rama do nabo, previamente arranjada e lavada ( eu costumo "ripar" as folhas, isto é, com os dedos cortar pequenos pedaços da folha).
4. Temperar de sal, deitar o azeite e levar a cozer mais uns 5 minutos até as folhas verdes da rama estarem cozidas. ( Há opiniões em que o azeite não deve ser cozinhado, mas eu gosto mais do sabor da sopa assim, quem gostar de colocar o azeite em cru, coloque as folhas a cozinhar e no final deite o azeite).


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário