sexta-feira, 30 de junho de 2023

"Dicas & Sugestões" - Congelar Abacate

O abacate é um fruto que facilmente se estraga. Quem nunca comprou abacates e na altura de os abrir, descobriu que estavam bem maduros impróprios para consumo? Eu já. Por isso procurei uma  solução para os conservar, encontrando na congelação a minha melhor aliada.

Quantas vezes comprava abacates para a semana e a meio da semana lá ia um para o lixo, porque tinha amadurecido demais. Ninguém ficava mais irritada do que eu, por gastar dinheiro, bem como pelo desperdício alimentar, pois foi um alimento que não cumpriu a sua função, a de nutrir.

Para colmatar esta falha, sempre que compro abacates aproveito-os todos e para não os desperdiçar, vejo os que estão no ponto, abro-os todos, esmago-os com um garfo, deito umas gotinhas de limão para a polpa não oxidar e congelo em doses. Assim tenho sempre abacate pronto a usar para os gelados, batidos, smoothies e mousses.

Além disso é uma uma excelente dica para quando há abacates em promoção. Há que aproveitar comprar mais barato, porque como já estão maduros para consumir de imediato, podemos transformar logo em polpa e congelar. Gastamos menos dinheiro e contribuímos para que não haja desperdício alimentar, pois se ninguém os comprar, o certo é irem diretos para o lixo.

Ter abacate congelado em casa, é excelente para nestes dias de Verão, quando o calor aperta e pede um gelado e em poucos minutos com uma pela de fruta e uma dose desta polpa conseguimos saciar a gula.

Por agora fica a dica, quando fizer o gelado ou a mousse prometo que aqui partilharei!

E não se esqueçam quando forem às compras, estejam atentos aos abacates em promoção. Aproveitem e testem esta dica, não se irão arrepender!

Preparar:

1. Retirar a polpa do abacate com uma colher.

2. Esmagar com um garfo.

3. Regar com umas gotas de sumo de limão, para evitar que escureça, isto é para não oxidar.

4. Forrar um tabuleiro, ou recipiente com papel vegetal, e com uma colher de sopa ou de sobremesa, dosear a polpa a congelar.

5. Levar ao congelador até ficarem firmes e depois guardar num recipiente para congelador ou num saco próprio para congelação. Assim,mais facilmente podem ser retirados e estão prontos a usar sempre que necessário.


                                                                   Bom Fim-de-Semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário