quarta-feira, 21 de junho de 2023

"Apenas 30 Minutos" - Esparguete com Camarão, Alho e Coentros

 

Comida boa e saborosa é sempre bem-vinda. Em casa ou de férias, uma preocupação constante, comer bem e saudável.

Mesmo em férias, gosto sempre de cozinhar e, quando tenho oportunidade para tal, não dispenso, preferindo optar por uma ou outra refeição fora, quando a ementa é apelativa.

Obviamente, as refeições têm que ser adaptadas ao que temos e a gestão das mesmas passa pela ementa previamente definida. Uma das receitas que faz sempre parte da ementa "férias" é o esparguete com camarão e coentros, simples, rápida e que é bem saborosa ( para quem gosta de coentros, claro).

Sendo uma das minhas combinações favoritas, azeite, alhos e coentros, que resulta sempre bem com peixe, marisco, carnes brancas e até mesmo só com massas, ou legumes é assim uma das minhas escolhas preferidas quando faço a ementa para as férias. 

Rápido, Fácil e bem saboroso! 

Ingredientes:
Para 4 pessoas:

Esparguete q.b.
500g de Camarões Cozidos (depois de descascados ficam em 400g)
1/2molho de Coentros
4 Dentes de Alho
Azeite q.b
Sal q.b (opcional)


Preparação:
1. Cozinhar o esparguete em água fervente, seguindo as indicações da embalagem. Convém ficar al dente.

2. Enquanto o esparguete coze, descascar os camarões. Depois num tacho cobrir o fundo com azeite ( a medida que utilizo é essa mesmo, cobrir generosamente o fundo do recipiente onde vou cozinhar com o azeite), deitar os alhos esmagados e saltear. 

3. Quando o azeite e os alhos começarem a estalar (os alhos não podem ficar queimados) deitar o camarão e mexer, durante um a dois minutos. Juntar metade dos coentros picados, e mexer, de forma a que o azeite e o camarão absorvam o aroma. 

4. Depois de salteados, adicionar o esparguete escorrido e envolver no preparado, com o lume ligado, para ligar todos os ingredientes. Servir polvilhado com os restantes coentros picados.
Não utilizei sal porque o camarão já estava cozido e salgado q.b.
O sabor aromático dos coentro, torna o sal dispensável, no entanto o tempero é sempre ao gosto pessoal.

Esta receita pode ser uma sugestão para quando há festas e sobra camarão cozido, sendo assim uma das maneiras de o reciclar.




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário