Apesar do sol e céu azul, estamos no início de Fevereiro, em pleno Inverno. Continuamos a preferir comida quentinha em vez grelhados e das saladas leves. Quem não se conforta com um belo estufado, uma sopa rica ou prato de forno nestes meses? Eu, sim. Eu adoro e constam sempre das minhas ementas, por isso como sei que é muito difícil recusar um bom prato de comida boa, aquela que conforta o estômago e a alma, mas que se quer equilibrada e sem causar estragos. É possível e por isso pedi ajuda à Inês, a nutricionista que gentilmente colabora comigo na Hora da Nutri, para me ajudar a desmistificar estas questões.
Nas sopas podemos sempre optar por trocar a batata por couve-flor, usar mais o nabo, o chuchu e variar as combinações de legumes, bem como as leguminosas. Um bom prato de sopa como entrada de qualquer refeição além de ajudar a saciar a fome ajuda a hidratar, principalmente no Inverno quando a vontade de beber água diminui.
Os assados de forno, aquele clássico imprescindível, temperados com azeite e aromáticas e acompanhados de vários vegetais, são uma opção bem saborosa e equilibrada. Sabor é fundamental, e não são precisos muitos condimentos, um bom azeite e variadas aromáticas, como alecrim e tomilho ajudam a que os assados fiquem deliciosos.
Até os pratos gulosos que pedem molhos, têm alternativas. O queijo quark, o iogurte grego, até mesmo o iogurte natural ajudam a dar a cremosidade que certos pratos pedem. Apeteciam-me um Bacalhau espiritual e seguindo a receita da Inês, fugi do tradicional, bem mais guloso é certo, e fiz como ela sugeriu. Saciei a gula e a minha consciência ficou um pouco mais leve, porque todos sabemos que estes pratos não estão associados a quem cuida da sua saúde e do seu peso, pois são ricos em gorduras e hidratos de carbono e altamente calóricos. Acreditem este ficou muito leve e quem disse que fazer dieta tem que comer comida sensaborona?
A prova que há comida de conforto sem causar desconforto, partilho algumas sugestões da nutri Inês, para quando apetece aquela refeição quentinha e saborosa mas sem culpas, nem peso na consciência!
Sem comentários:
Enviar um comentário