( Para 2 pessoas)
1 a 2 Queijos de Cabra Curado ( https://queijossantiago.pt/product/palhais-2/) usei este, mas pode usar feta, ou de marca branca.
1 cebola roxa
1/2 pimento (usei 1/4 pimento amarelo e 1/4 pimento vermelho)
2 chávenas bem cheias de espinafres
50ml de vinho branco
1 c. sopa de polpa de tomate
sal, pimenta preta, cominhos, paprika.
Tomate cherry
Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180ºC e começar por colocar as beringelas no forno a assarem.
2. Cortar as beringelas ao meio, fazer uns cortes com a faca (tipo losangos) temperar com sal e levar ao forno a assar, cerca de 30 minutos
Golpear antes e temperar com sal antes de irem assar |
3.Preparar todos os ingredientes a cozinhar (o chamado mise en place). Picar a cebola, o alho, cortar os pimentos em pequenos cubos, cortar o queijo em cubos.
4. Entretanto, levar a wok ou frigideira larga ao lume com um fio de azeite e refogar a cebola, de seguida juntar o alho picado e a folha de louro. Quando murcha juntar os cubos de pimento e saltear.
5. Refrescar com o vinho branco. Assim que o álcool evaporar, deitar a polpa de tomate, os cominhos, a paprika ou pimentão doce, sal, pimenta preta e mexer. Adicionar os espinafres, mexer até murcharem. Apagar o lume e reservar.
6. Ao fim de 30 minutos, retirar as beringelas do lume e com uma colher retirar o interior, tendo o cuidado de raspar o máximo de polpa possível sem rasgar a casca. Cortar a polpa em pedaços e juntar ao preparado dos espinafres. Levar de novo ao lume cerca de um minuto para ligar o recheio.
Pormenor das cascas da beringela sem a polpa, prontas a rechear |
7. Colocar no interior uns cubos de queijo de cabra curado, e rechear com o preparado. Finalizar com mais cubos de queijo , polvilhar com tomilho seco e levar ao forno a gratinar, o tempo necessário para derreter o queijo, pois já está tudo cozinhado, apenas necessita gratinar. Juntar no tabuleiro tomates cereja cortados ao meio, ficam saborosos a acompanhar a beringela.
Prontos a irem ao forno |
8. Servir com uma salada a gosto.
Nota especial: A dica que aprendi que me fez gostar mais das beringelas, foi assá-la bem antes de retirar a polpa, e deixar apenas a casca. A beringela fica bem assada e a polpa ganha outro sabor que enriquece o recheio. Pode ser recheada a gosto.. Eu recheei com o que tinha no frigorífico.
As beringelas não são o meu vegetal favorito, mas tenho aprendido a gostar. De facto, já tinha feito várias receitas de beringelas recheadas, mas confesso que não ficava com vontade de repetir. Depois desta dica fantástica que aprendi, posso dizer que as beringelas recheadas subiram uns pontos na minha consideração :)
Bom Apetite!
Que apetitoso!
ResponderEliminarPassei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira