sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

"Dicas & Sugestões" - Congelar Leguminosas

 


Hoje não é receita, mas sim uma dica muito útil para quem coze leguminosas em casa. Em cada fim-de-semana cozo uma leguminosa diferente e congelo para ter sempre disponível para usar nas minhas refeições. 
As vantagens são muitas, uma delas é saber o que vou comer porque ao demolhar uso alga kombu ou gengibre fresco que ajudam na digestibilidade das leguminosas, outra é a de controlar o sal,  não uso sal na cozedura para não potenciar a quantidade de sódio do alimento. Além de ser mais económico porque 1kg de leguminosa seca rende o dobro, também ajudamos a reduzir o consumo de embalagens, reduzindo assim a nossa pegada ecológica.
Claro, que algumas vezes compro já cozido quando por algum motivo não tenho congelado, mas com um pouco de organização conseguimos gerir melhor os recursos e uma das formas que consegui para ter sempre leguminosas congeladas prontas a usar, é em cada fim-de-semana, cozer uma variedade diferente. As que mais uso são o grão, o feijão manteiga, feijão-frade, feijão vermelho e o branco. Como não uso muito o feijão-preto, esse sim, recorro ao que já vem em lata, quando pretendo alguma receita  que o peça. Assim nunca faltam leguminosas prontas a cozinhar.
Agora perguntam como é que eu congelo tanta leguminosa. A resposta é simples: 
Sim, para otimizar o espaço no congelador (eu tenho combinado), uso as caixas da Tupperware para congelação, mas gosto também de recorrer aos frascos de vidro. 
Sim, podemos congelar nos frascos, desde que tenhamos o cuidado de não encher completamente para não partirem ao congelar, pois no processo de congelação, o produto expande dentro do vidro, ou de qualquer recipiente, daí a importância de deixar sempre um espaço. Eu deixo sempre 2 dedos de altura, e até hoje tem corrido bem. 
Como faço sopa três vezes por semana e duas das sopas tem por base uma leguminosa, rapidamente se escoam as doses congeladas. Depois é uma questão de hábito e aqui já é rotina demolhar, cozer e congelar uma leguminosa todos os fins-de-semana.
Portanto, se não consomem leguminosas porque estas vos causam mau estar e não as digerem bem, experimentem começar a cozê-las em casa. O truque de as demolhar no mínimo 12h (de um dia para o outro) com alga Kombu, ou apenas com uma rodela de gengibre ajuda e quando experimentarem verão que resulta. 
Como uma alimentação saudável deve incluir pelo menos uma dose de leguminosas por dia, em sopas ou em acompanhamentos, ou até prato principal, quando estão prontas a usar não custa nada e estamos assim a contribuir para melhorar a nossa saúde.
E agora, com estas dicas já estão prontos a pré-preparar as vossas leguminosas?

1) Demolhar as leguminosas ( grão, ou qualquer tipo de feijão) com água e uma tira de alga Kombu, ou uma rodela de gengibre, no mínimo 12h.
2)  Escorrer a água onde demolhou e lavar muito bem a leguminosa antes de levar a cozer.
3) Pode levar a cozer com a alga kombu ou a rodela do gengibre sem casca, numa panela com água. Usar a panela de pressão ( demora apenas 20 minutos).
4) Colocar nos recipientes com a água da cozedura e congelar. Quando é para consumir, retiro de véspera do congelador e coloco no frigorífico. 


Bom fim-de-semana!


Nota:
Alga Kombu: Ver o aspecto e a as propriedades desta alga.aqui: https://www.celeiro.pt/142649-alga-kombu-50-gramas-kg-provida

Sem comentários:

Enviar um comentário