segunda-feira, 30 de novembro de 2020

"Assado de Domingo" - Frango Assado no Forno


Domingo é dia de forno ligado. 
A casa aquece e cheira a conforto de comida boa a fazer. São estes pratos que me trazem sempre boas memórias, fecho os olhos e o aroma que emana transporta-me e imediato as domingos da minha infância e juventude, em que havia sempre um assado no forno. A culpa, essa é do tempero clássico e tradicional feito no almofariz, com sal, dentes de alho e pimentão-doce. Infalível e resulta sempre com carne de frango ou porco.
Para fechar novembro, e numa época única e estranha que vivemos, onde os sentimentos andam à flor da pele, nada como aconchegar a alma e reviver bons momentos através da comida. Hoje o conforto foi servido num suculento frango assado com batata-doce assada e salada. Aproveitem e cozinhem pratos que vos tragam boas memórias, pois nunca foi tão importante agradecer e recordar o que de bom a vida nos dá e nos deu até hoje. 




Ingredientes:

1 frango para churrasco
4 dentes de alho
2 c. chá de pimentão-doce
sal q.b.
3 c. sopa de azeite
100 ml de vinho branco
1 folha de louro
Nozes de Vaqueiro (ou manteiga)
1/2 limão em rodelas.

Preparação:

1. Num almofariz deitar o sal ( duas pitadas de sal), os dentes de alho e o pimentão-doce. Esmagar até fazer uma papa.

2. Num tabuleiro de ir ao forno, colocar o frango e barrá-lo com o preparado feito. Massajar bem todo o frango. No copo do almofariz deitar o azeite e o vinho branco, mexer para "limpar" os restos do preparado do almofariz e verter sobre o frango. Colocar o frango com a pele voltada para cima, dispor as rodelas de limão por baixo e  juntar a folha de louro e reservar, no mínimo meia-hora para o frango ganhar sabor.

3. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Antes de colocar o frango no forno, colocar umas nozes de Vaqueiro  ( a única margarina que uso) ou manteiga. Levar ao forno cerca de 1 hora a 180ºC. 

4. Entretanto, preparar o acompanhamento. Cortar batata-doce às rodelas, temperar de sal e levar ao forno a assar num tabuleiro forrado com papel vegetal, cerca de 40 minutos, ou até estarem douradas. ( o tempo varia de forno para forno. No meu caso demoraram a ficar no ponto 40 minutos. 

5. Ao fim de uma hora, aumentar a temperatura para 200ºC, para começar a assar e a dourar. Assim que a pele ficar dourada e estaladiça, está pronto.
O limão vai libertando o sumo, não deixando secar o frango. 
Apreciação: Ficou com a pele estaladiça e a carne bem suculenta. Simplesmente delicioso!



Bom Apetite!





1 comentário:

  1. Deve ter ficado uma delícia!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar