quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Tiras de Frango com Cogumelos e Pimento Vermelho


Novembro a chegar ao fim e com ele as reservas do congelador. A semana a terminar é tempo de escoar e terminar o que há antes de novas compras.
Um peito de frango no congelador, um pimento vermelho na frigorífico e uma lata pequena de cogumelos na despensa pedem uma combinação rápida e deliciosa, e nada melhor do que um pouco de amor e uns uns pózinhos de perlimpimpim, ou melhor dizendo umas especiarias que  transformem algo simples numa refeição saborosa. 
Em apenas 30 minutos a comida está pronta a ir para a mesa, posso mesmo dizer que esta refeição se faz muito rápido, pois enquanto se cozinha o frango na wok, a massa coze. Depois é só envolver a massa no preparado para absorver os sucos do salteado e está pronto a servir.
Este é o tipo de refeições que me deixa muito feliz, pois além de fazer brilhar um simples peito de frango, tornei uma refeição que apenas serviria uma pessoa, para servir 4 ou 3 conforme o apetite!
Uma sugestão que com pouco se pode fazer muito, basta ter imaginação e acrescentar legumes variados a gosto. Hoje foi só o que tinha à mão, mas podemos juntar espargos, curgete, cenoura ralada, brócolos,
E como costumo dizer: "há que fazer render o peixe". De pouco fazer muito, é isto, ao mesmo tempo que reduzimos a quantidade de carne ingerida, aumentamos o consumo de legumes. Haja imaginação e disposição, porque a cozinha é mais simples e fácil do que se imagina, basta querer!

Ingredientes:
1 peito de frango
1/2 pimento vermelho
1 lata pequena de cogumelos
azeite q.b
1 chalota ou 1/2 cebola 
1 dentes de alho
1 folha de louro
1 c.chá pimentão doce
1 c. café de acafrão-das-indias
sal, pimenta, noz-moscada q.b.
1 c.sopa vinagre balsâmico 

Preparação:

1. Cortar o peito de frango em tiras grossas e depois em cubos. temperar.
2. Cozer a massa a gosto conforme as instruções da embalagem.
2. Numa wok ou frigideira larga deitar um fio de azeite, a chalota picada, o pimento aos cubos e a folha de louro.
2. Juntar o frango previamente cortado e temperado e o dente de alho picado. Temperar com o açafrão-das-indias, o pimentão doce e deixar saltear uns minutos para o frango cozinhar.
3. Entretanto juntar os cogumelos em lata previamente escorridos e envolver o preparado.
4. Mexer e deixar saltear uns minutos.
5. Por fim, escorrer a massa (esparguete) reservando um pouco da água. Envolver no preparado e deitar uma ou duas colheres da água de cozer a massa para não ficar seco demais e servir.


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário