terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Arroz Colorido de Salsichas Frescas

Estou oficialmente na época em que da minha cozinha sai muita comida daquela que conforta o estômago, bem saciante e gulosa. Ora comida de tacho, ora do forno saem comidas muito simples, mas que nos confortam nos dias frios que Dezembro traz.  

Apesar de ter muito cuidado com a minha alimentação, primando pelos ingredientes saudáveis, abro a porta, de vez em quando a alimentos menos amigos da dieta, apesar de que quando os como ter o máximo cuidado na escolha, como o caso das salsichas frescas, optando sempre pelas artesanalmente feitas no meu talho de confiança. 

Destinadas a irem ao forno  acabaram num tacho com pimento, cenoura e couve coração. De repente tudo se alterou e  não me arrependi da escolha, pois resultou num delicioso arroz, bem colorido para alegrar o começo de mais uma semana! E, para variar no improviso sai sempre uma boa receita!

A vida pede equilíbrio e ser feliz é viver o momento presente. Hoje este arroz colorido trouxe-me uma garfada de felicidade!

Ingredientes:

6 a 8 Salsichas Frescas
azeite
1 cebola 
1 dente de alho
1 folha de louro
1/2 pimento vermelho 
1 cenoura
1/2 couve coração
2 cháv. chá de arroz
50 ml de vinho branco
3 medidas de água por chávena de arroz
1 c. chá de acafrão
1. c chá de pimentão doce
1/2 c.chá de pimenta de caiena
sal, pimenta


Preparação:
1) Num tacho largo deitar um fio de azeite (cobrir o fundo do tacho). Quando quente juntar as salsichas frescas o tempo necessário para ganharem cor. Retirar e reservar.
2) No mesmo tacho, deitar uma cebola pequena picada, 2 dentes de alho e 1 folha de louro, de seguida o pimento em cubos ou tiras finas e a cenoura ralada. Deixar saltear uns minutos.
3) Colocar água a ferver para o arroz ( uso a cafeteira elétrica).
4) Deitar o arroz no tacho, mexer. Deitar o açafrão, o pimentão-doce e pimenta de caiena. Mexer e deixar as especiarias envolverem-se no preparado e aquecerem para soltarem os seus aromas.
5) Refrescar com um pouco de vinho branco. Mexer e deixar cozinhar até o vinho evaporar.
6) Quando o arroz começar a secar juntar a água a pouco e pouco, mexendo sempre. Por fim, adicionar as salsichas frescas que entretanto reservámos, a couve coração cortada em juliana. Temperar de sal e pimenta e tapar. Cozer em lume brando cerca de 10 a 12 minutos. Desligar ainda com líquido à superfície. tapar e deixar descansar uns 5 minutos. Irá acabar de cozinhar com o calor residual, ficando ainda caldoso ao ir para a mesa.
7) Servir no próprio tacho para se manter quente,  pois é esta é daquelas receitas boas para o tempo frio, em que aconchegam não só o estômago como a alma. 


Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário