domingo, 6 de janeiro de 2019

Bolo Fofo de Iogurte e Arandos


Chegámos ao Dia de Reis! 
É um dia de festa onde o Bolo Rei não pode faltar. Na minha casa nunca faltou a romã neste dia , sendo o dia em que o Bolo Rei encerrava oficialmente as festividades. 
Como gosto de tradições, mantenho a romã neste dia, guardando a sua coroa para ter abundância o ano inteiro; quanto ao Bolo Rei que adoro, evito tê-lo para não o comer, pois a época dos disparates terminou oficialmente, sendo tempo de voltar à rotina.
Mas festa que é festa tem bolo e, lá fui eu aproveitar para criar mais um bolinho, aproveitando uns arandos e amêndoa laminada que restaram do Natal.
O meu bolo de hoje é simples e fofo, de iogurte grego e aromatizado com raspas de laranja, pintalgado com as bagas vermelhas.
Este é o meu bolo para assinalar o dia em que os Reis Magos visitaram o Menino Jesus e com ele inicio o novo ano de 2019 no Bago de Romã, desejando a todos os seguidores e os que por aqui passam um Feliz Ano Novo!


Ingredientes:
180g de açúcar amarelo
250g de iogurte grego
100g de farinha maizena
180g de farinha de trigo c/ fermento
1 c. chá de fermento em pó
5 ovos médios
1 chávena de óleo de girassol
1 chávena de arandos secos
1. c.sobremesa  de farinha para envolver os arandos.
Raspa de uma laranja
Manteiga para untar e farinha ou pão ralado para polvilhar.

Preparação:
1.Pré-aquecer o forno a 180ºC.
2.Untar a forma e polvilhar com farinha ou pão ralado.
3.Numa taça envolver os arandos com uma colher de sobremesa de farinha e a raspa de laranja.
4.Na Bimby colocar a "borboleta" e bater o açúcar com os ovos, durante 4 Min/ 37ºC/ Vel.4. Após esse tempo marcar mais 2 Min/Vel.4.
5. Juntar o óleo e bater 10 Seg/Vel.4
6. Adicionar de seguida o iogurte  e marcar 10 Seg/Vel.4
7. Por fim deitar a mistura,das farinhas com o fermento em pó, previamente peneirada, e misturar 10 Seg/ Vel.3. Deitar os arandos e envolver 10 Seg/Vel.4
8. Deitar na forma e levar ao forno cerca de 35 a 40 minutos, a 180ºC. Como o tempo varia de forno para forno, o que recomendo sempre é o famoso e infalível teste do palito. Ao fim de 30 minutos fazer o teste e depois é vigiar até estar perfeitamente cozido.(A forma utilizada neste bolo foi a rectangular, e no meu forno demorou a cozer 40 minutos).




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário