domingo, 13 de janeiro de 2019

"Sem Peso na Consciência" - Queques de Banana e Canela Sem Glúten




Quando se fala em felicidade, muito poucos se focam nos pequenos momentos em que somos felizes.
Sem dúvida que seria mais feliz se hoje estivesse a viajar, a conhecer uma cidade europeia que desconheço, seria mais feliz se pudesse ir para qualquer recanto deste país, aproveitar o que de bom temos, ou seria mais feliz se tivesse uma casa com lareira, pois adoro os dias de inverno confortavelmente sentada a ver o crepitar da madeira a arder, ou seja seria mais feliz se, e se, e se...mas não. E, para mim a alegria da vida é isto, saber viver a felicidade dia-a-dia.
Por isso, todos os dias encontro pequenos momentos que fazem o meu dia, que me fazem feliz, me fazem sorrir, fazer aquele gesto de YESSS, como quando conseguimos algo que muito queremos. 
Hoje um dos momentos felizes do meu dia foi criar uma receita de queques sem glúten a pensar na minha afilhada que é celíaca, em mim porque gosto de cultivar uma alimentação saudável sem perder sabor e em todos os que por necessidade ou por opção possam experimentar a minha receita. 
O mais engraçado é que acordei com a ideia na cabeça e não descansei enquanto não a coloquei em prática. Quando provei o resultado final, constatei que afinal algo me impelia para começar o meu domingo na alquimia da cozinha e não em outro sitio qualquer e, ainda bem pois que belo começo  de semana para mim e para o Bago de Romã!!!



Ingredientes:
( 1 chávena = 200 ml)

1 cháv. de farinha de aveia sem glúten ( triturei 100g de flocos de aveia sem glúten até ficar em farinha)
1 cháv. de farinha Maizena ( amido de milho)
1/2 cháv. de farinha de coco
1 cháv. de açúcar de coco
2 c. chá de fermento em pó
1 ovo
1/2 cháv. de óleo de girassol
1/2 cháv. de leite sem lactose (ou leite vegetal)
2 bananas maduras
1 c.chá de canela
1 pitada de sal
Amêndoa laminada para decorar ( facultativo)

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar as formas de queques.
2. Num taça misturar todos os ingredientes secos. Deitar o açúcar, as farinhas e o fermento em pó.
3. Numa taça à parte preparar a mistura líquida. Bater o ovo com o óleo e o leite, ( aqui junto uma pitada de sal).
4. Na taça com a mistura seca, fazer um buraco ao meio e deitar o preparado líquido, envolvendo até obter uma massa espessa. Se esta tiver muito espessa que prenda a colher ao mexer, deitar mais um pouco de leite até que fique com uma boa consistência.
5. Juntar as bananas esmagadas com um garfo e a canela e envolver bem na massa, até ficar um preparado homogéneo.
6. Deitar nas formas sem encher ( a 3/4), eu costumo deitar 2 colheres das de sopa de massa e levar ao forno cerca de 25 a 30 minutos. Convém verificar ao fim de 20 minutos, no meu caso estavam bons ao fim de 25 minutos. O tempo varia muito de forno para forno, portanto nada como validar sempre e se tiverem dúvidas sobre a cozedura, testar com o palito. Não falha!
7. Depois de arrefecerem gosto de colocar em caixinhas de papel, ficam mais bonitos se forem para oferecer ou até na mesa do lanche.



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário