quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

O Meu Tagliatelle à la Carbonara




Janeiro traz o frio e o frio pede comida de conforto!
Ora bem, tenho muitas "comidinhas de conforto na minha lista, mas nada como um prato de massa, ou " pasta", daqueles que se faz "enquanto o diabo esfrega um olho", e um desses pratos é a massa à la carbonara. Tão simples e acessível, que todos sabem fazer, sendo uma das primeiras receitas que os jovens aprendem para se aventurarem sozinhos nas lides culinárias, portanto não será mais uma receita, mas sim a minha receita.
O meu toque é simples, em vez de apenas saltear o bacon, refogo-o com alho e cebola, borrifando com um golpe de vinagre no final que lhe corta a gordura. 
Assim foi num destes dias da semana, quando num dia mais atribulado não tendo deixado nada preparado para o jantar, em menos de meia hora saiu um tagliatelle á la carbonara, à minha maneira.
No meu frigorífico não faltam ovos e bacon e na despensa vários tipos de massas, logo não foi difícil arranjar uma boa desculpa para confortar o estômago e aquecer a alma em mais uma noite fria de inverno.
Bom apetite!




Ingredientes:
200g de bacon em tirinhas
1/2 cebola ( 1 cebola pequena ou 2 chalotas)
1 dente de alho
azeite
400g de massa tagliatelle com espinafres
150 ml de natas
4 ovos
sal, pimenta, noz-moscada
1 c.sopa de vinagre
1 folha de louro
Queijo ralado

1. Cozer a massa em água e sal , com uma rodela de gengibre ( cerca de 8 a 10 minutos).
Quando estive al dente, escorrer, juntar uma colher de sopa de manteiga e reservar.
2. Entretanto, num tacho deitar um fio de azeite e levar a refogar a cebola e o alho picado, com a folha de louro. Juntar o bacon, mexer, borrifar com o vinagre e deixar refogar até ganhar cor.
3. Numa tigela bater os ovos com as natas, temperar de sal, pimenta e noz-moscada. Adicionar ao tagliatelle escorrido, mexer com dois garfos e juntar o bacon.
4. Levar rapidamente ao lume só para coagular os ovos.
5. Servir polvilhado com queijo ralado e manjericão seco.





Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário