segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Sardinhas Assadas no Forno



A chegada do mês de Outubro é para mim sinal que o Verão termina oficialmente. Arrumam-se as roupas frescas, o saco e as toalhas da praia com desejo que o próximo ano seja melhor, pois este foi, sem dúvida, um pouco estranho. 
Para as despedidas, um peixe que associo sempre ao tempo quente: Sardinhas. Só as como assadas na brasa, e sempre no restaurante habitual, nunca faço em casa, agora depois de descobrir quão boas ficam assadas no forno, não vou querer outra coisa.
Pois é, sem deixar o cheiro que nos afasta de as fazer em casa, este método é excelente para quem gosta de uma bela sardinha assada. Vi numa publicação da Isabel, do Cinco Quartos de Laranja, e na data até comentei com ela que tinha que experimentar, tendo-me assegurado que iria gostar, pois o resultado era fantástico. E, não é que  tinha toda a razão, de tal forma que aqui partilho também com quem quiser arriscar.
Adoro experimentar coisas novas, e sem dúvida que esta experiência ficará registada nas memórias de 2020, a partir de hoje as sardinhas entram na lista de compras e no próximo Verão, será para repetir vezes sem conta.
Zero cheiro em casa e tão saborosas que ficam que posso dizer, que me souberam pela vida! Aprovadíssimas!

Prontas a irem ao forno



Ingredientes:
(2 pessoas)

8 a 10 sardinhas ( médias)
sal q.b.
limão q.b.

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200ºC

1. Num tabuleiro de forno dispor as sardinhas sem as amanhar, e temperar com sal de um lado e de outro. Reservar para tomarem o gosto do sal ( deixei 30 minutos)

2. Colocar rodelas de meio limão sobre as sardinhas.

3. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, cerca de 20 a 25 minutos. 

4. Servir acompanhada de batata cozida ou legumes e salada de tomate com pimento.



Bom Apetite!


1 comentário:

  1. Que excelente sugestão!
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar