terça-feira, 27 de outubro de 2020

As Papas de Carolo da Minha Mãe

O Dia de Todos os Santos aproxima-se, é já no próximo Domingo, dia 1 de Novembro. Em miúda passava sempre este dia em Castelo Branco, onde junto com os meus primos, logo pela manhã, de saca de pano na mão, lá íamos pedir o " Pão por Deus". Chegávamos a casa sempre com a saca cheia de nozes, castanhas, figos secos, avelãs, broas, rebuçados e biscoitos, aqueles de azeite em forma de "S. Era um dia frio, mas sempre alegre cheio de aventuras e boas gargalhadas. Bons tempos!

Bons tempos esses que guardo no meu baú das memórias e foi a esse baú que fui buscar a receita das papas de carolo da minha mãe.

Desde miúda que me lembro das papas de carolo. Assim que frio se aproximava lá vinham as papas para os lanches ou sobremesa do fim-de-semana. Bem amarelinhas, brilhavam nas travessas enfeitadas com canela, as papas que  faziam as nossas delícias, quer ainda mornas, quer à fatia quando frias. Eram sobremesa obrigatória do primeiro dia de Novembro. 

Como  dia dos Santos está à porta e, as memórias avivam a vontade de recuar no tempo e saborear velhos sabores, fazendo as papas parte da minha memória, nada como registar para não as perder na espuma dos dias.

Pedi à mãe, mas como as faz a olho torna-se difícil obter as medidas certas. Pelas dicas lá consegui finalmente fazer a receita e à primeira consegui o ponto certo. Com a textura certa, sedosa e firme que depois de fria se corta bem à fatia. "Aprovadíssimas" - disse a minha mãe orgulhosa

Para quem gosta de receitas tradicionais, eis as típicas Papas da Beira Baixa, como a minha mãe as faz! Espero que gostem.


Ingredientes:

(Chávena de chá = 200 ml)

1 chávena de sêmola de milho
3 chávenas de água 
1/2 chávena de açúcar 
casca de laranja e limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
500 ml de leite 

Preparação:

1. Num tacho deitar a água, a pitada de sal, a casca de laranja e limão, o pau de canela. Levar ao lume e quando começar a ferver deitar a sêmola de milho e mexer. Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando até o líquido evaporar.

2. Dissolver o açúcar no leite e ir adicionando lentamente ao tacho, mexendo sempre. Fica um preparado líquido que vai engrossando lentamente. Convém não parar de mexer. Atenção que começa a borbulhar e começar a salpicar, daí a importância de ir mexendo até obter a consistência desejada, de um creme.

4. Verter para um recipiente baixo e largo, porque depois de frio, dá para cortar à fatia. Decorar com canela em pó.

( Nota: excelente para comer como pequeno-almoço, regado com um fio de mel e frutos secos).

Cremosas enquanto mornas


Firmes depois de frias. 


Bom Apetite! 


1 comentário:

  1. Excelente sugestão!
    Passei para desejar continuação de uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar