Adoro as migas de feijão-frade com broa. Ora, com couve portuguesa ora, com couve coração, desde que bem migada e cozida, sem qualquer vestígio de água, para não ensopar o resultado final, que para mim tem que ficar mais para "o solto" e não empapado.
Já aqui partilhei a receita, baseada numa receita que me deram, mas comecei a fazê-las à minha maneira e confesso que gosto mais. Para memória futura e para quem quiser experimentar, aqui fica a minha receita.
Ingredientes:
- 150g Couve migada para caldo-verde previamente cozida e bem escorrida ( 1 embalagem )
- 2 Cháv. de Feijão Frade cozido (1 frasco de vidro ou uma lata das pequenas)
- 200g de broa de milho grosseiramente picada
- 2 dentes de alho
- 100 ml de azeite
- Vinagre q.b.
- Sal, Pimenta preta ( 5 Bagas)
Preparação:
1. Em primeiro lugar cozer muito bem a couve em água e sal, até que esta fique bem cozida. Escorrer bem. Uma dica importante é retirar bem toda a água, pois a couve quer-se bem seca, para não ensopar a broa.
(Isto para quem gosta das migas soltas e não empapadas, como eu gosto secas, faço assim). Recomendo que guardem um pouco da água da cozedura da couve, caso achem que as migas estão a secar, irem deitando um pouco de água até obterem a consistência desejada.
2. Numa frigideira larga ou tacho largo( eu uso a WOK ) deitar o azeite e os dentes de alhos esmagados, deixar um a dois minutos para o azeite tomar o gosto do alho, sem o deixar queimar.
3. Retirar o alho e saltear a couve bem escorrida, ( eu costumo espremer com a mão até sair toda a água). Com duas colheres ou espátulas ir soltando a couve para saltear por inteiro. De seguida, juntar a broa grosseiramente picada num processador. ( Cuidado ao processar para não ficar muito ralada).
4. Envolver a broa na couve e deixar saltear uns minutos, tendo o cuidado de envolver bem. Temperar de sal e pimenta e borrifar com vinagre ( mais um menos uma colher das de sopa), eu faço a olho e provo, depende muito do gosto de cada um.
5. Por fim, adicionar o feijão-frade previamente cozido e bem escorrido. Envolver bem, e deixar uma a dois minutos para tomar o gosto dos restantes sabores.
6. Servir quente. Como ficam soltas, também se comem bem como salada fria. Acompanha bem quer pratos de peixe, quer pratos de carne.
Dica: Cozer muito bem a couve, escorrer bem. A couve deve estar bem seca. Depois de escorrida, costumo fazer bolas e aperto com a mão para retirar o excesso de água que possa ter.
Bom Apetite!
Que óptima sugestão,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira